As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB1/PE/C de Santana (Santana)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde a construção da escola

2. Área aproximada da horta (m²):

Aproximadamente 10m"

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

A curricular

3.3. N.º de alunos envolvidos:

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

A frequência da participação das famílias é relativa às necessidade que se verificam na horta. Quinzenalmente é pedida a colaboração no sentido de trazerem sementes, plantas ou animais para apoiar no trabalho desenvolvido na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta é um local onde as crianças podem refugiar-se, tornando-se um local aprazível, dinâmico e sobretudo um local onde as crianças podem ver de forma efetiva os frutos do trabalho que desenvolvem literalmente.
As crianças chamam a atenção para o dia que é identificado como o dia da horta, mostram entusiasmo e prazer em dizer: fui eu quem plantei.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foi desenvolvido um projeto da Horta, definindo-se objetivos, estratégias, assinalando as possíveis parcerias e a calendarização das atividades a serem implementadas, existindo um documento na Dropbox onde todos os docentes envolvidos podem seguir, preencher e completar à medida que são realizadas e implementadas as ações.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza do solo é feita pelas crianças com a supervisão dos docentes, funcionários e o envolvimento dos encarregados de educação.
Mobilização são seguidas as planificação realizadas, sendo que as crianças vão por ano escolar à horta
Fertilização existe uma caixa de compostagem na horta onde são colocados os resíduos orgânicos selecionados para o efeito.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos uma caixa de compostagem em plástico, cedida pela empresa de Água e Resíduos da Madeira, onde são colocados os resíduos orgânicos previamente selecionado, bem como as ervas que são retiradas da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Foram plantados:
Feijão
Massarocas/milho
Alfaces
Favas
Batatas

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

De acordo com as necessidades da horta as crianças são responsáveis pela rega do espaço.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Temos na escola uma ovelha

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: