As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola Básica Mosteiro e Cávado (Braga)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Houve um evolução nas atitudes dos alunos, no reconhecimento dos cuidados a ter numa alimentação mais saudável com recurso a produtos biológicos e à possibilidade de transpor estas aprendizagens para uma horta em casa.
A valorização da separação dos resíduos orgânicos da cantina através da compostagem também teve impacto positivo na compreensão dos conceitos e práticas mais sustentáveis na agricultura biológica.
Os funcionários da cantina aderiram ao desafio da separação de resíduos orgânicos com elevado rigor, contribuindo para a formação do composto orgânico.
A comunidade revelou um maior interesse na valorização da horta. Alguns dos produtos hortícolas como a alface, a couve e a curgete já foram distribuídos e consumidos pela comunidade, incluindo algumas saladas (Salada Eco) e sopas (Eco Sopa) na cantina da escola.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada turma ficou responsável por uma cultura e semanalmente participam na manutenção.
7. Como é feita a preparação do solo?
Durante este período de confinamento, um dos alunos fez as sementeiras propostas pela professora de CN do 8.º ano, já que os alunos com necessidades educativas encontravam-se na escola. Posteriormente fez o transplante para o terreno da horta.
Após o regresso ao ensino presencial, os alunos do 8.º ano, semanalmente, limparam o terreno e remexeram o solo para o preparar para as plantações.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita com os resíduos orgânicos da cantina: restos de produtos hortícolas (hortaliças, batatas, cenouras, fruta). Do bar dos alunos foram aproveitadas as borras de café, cascas de bananas de diferentes recipientes da escola e alguns professores também foram contribuindo com outros resíduos (restos de relva, cascas de ovos e cascas de banana).
Foi ainda realizada uma palestra sobre compostagem/vermicompostagem, promovida pela Câmara Municipal de Braga, para uma turma do 8.º ano, para que replicassem a aprendizagem posteriormente com as outras turmas.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Algumas aromáticas, como salsa, tomilho, manjericão, arruda, salvia e coentros também foram plantadas.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Uma vez por semana esta é feita por um funcionário com a ajuda de uma mangueira.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Os alunos participaram na manutenção da horta, na identificação das variedades cultivadas e aprendizagens sobre animais da horta e consociações.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Os produtos hortícolas produzidos foram sendo distribuídos pela cantina ou pela comunidade educativa. Alguns professores (8 a 10) fizeram saladas, incluindo alguns dos nossos produtos como a alface. Na cantina foram também apresentadas e fornecidas as Saladas-Eco e as Eco-Sopas.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Posteriormente os alunos replicaram esta palestra junto de colegas de outras turmas.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: