As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica Mosteiro e Cávado (Braga)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta foi criada este ano pela primeira vez.

2. Área aproximada da horta (m²):

40 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Área de Desenvolvimento pessoal e social no âmbito da Educação Especial, Clube do Ambiente

3.3. N.º de alunos envolvidos:

91

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Face à situação pandémica,as famílias não podem participar presencialmente em atividades de enriquecimento curricular, contudo têm contribuído com conselhos que transmitem pelos filhos e com oferta de algumas plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta constituiu um espaço de aprendizagem em Ciências Naturais, tendo tido uma elevada e entusiástica participação dos alunos.
Houve um evolução nas atitudes dos alunos, no reconhecimento dos cuidados a ter numa alimentação mais saudável com recurso a produtos biológicos e à possibilidade de transpor estas aprendizagens para uma horta em casa.
A valorização da separação dos resíduos orgânicos da cantina através da compostagem também teve impacto positivo na compreensão dos conceitos e práticas mais sustentáveis na agricultura biológica.
Os funcionários da cantina aderiram ao desafio da separação de resíduos orgânicos com elevado rigor, contribuindo para a formação do composto orgânico.
A comunidade revelou um maior interesse na valorização da horta. Alguns dos produtos hortícolas como a alface, a couve e a curgete já foram distribuídos e consumidos pela comunidade, incluindo algumas saladas (Salada Eco) e sopas (Eco Sopa) na cantina da escola.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A planificação do trabalho da horta foi distribuído pelas 4 turmas do 8.º ano, Clube do Ambiente, alunos no âmbito da educação especial, entre outros de forma voluntária.
Cada turma ficou responsável por uma cultura e semanalmente participam na manutenção.

7. Como é feita a preparação do solo?

Uma parcela do solo foi preparado numa fase inicial por professores, encontrando-se os alunos ainda em confinamento.
Durante este período de confinamento, um dos alunos fez as sementeiras propostas pela professora de CN do 8.º ano, já que os alunos com necessidades educativas encontravam-se na escola. Posteriormente fez o transplante para o terreno da horta.
Após o regresso ao ensino presencial, os alunos do 8.º ano, semanalmente, limparam o terreno e remexeram o solo para o preparar para as plantações.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem foi realizada num compostor já existente em plástico, embora estivesse previsto receber um em madeira do município, obedecendo às regras de formação de um composto: camada de castanhos intercalada com camada de verdes.
A compostagem é feita com os resíduos orgânicos da cantina: restos de produtos hortícolas (hortaliças, batatas, cenouras, fruta). Do bar dos alunos foram aproveitadas as borras de café, cascas de bananas de diferentes recipientes da escola e alguns professores também foram contribuindo com outros resíduos (restos de relva, cascas de ovos e cascas de banana).
Foi ainda realizada uma palestra sobre compostagem/vermicompostagem, promovida pela Câmara Municipal de Braga, para uma turma do 8.º ano, para que replicassem a aprendizagem posteriormente com as outras turmas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas de consociações foram de couve, alface e alho francês.
Algumas aromáticas, como salsa, tomilho, manjericão, arruda, salvia e coentros também foram plantadas.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega feita por alunos foi essencialmente manual com a ajuda de regadores.
Uma vez por semana esta é feita por um funcionário com a ajuda de uma mangueira.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização foi realizada, identificando-se os eventuais agentes responsáveis através de observação direta, regular e semanal.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

As couves foram atingidas pela lagarta da couve e tentou-se usar produtos naturais como água com sabão azul.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta: 12 momentos durante o ano (parte das aulas de 50 minutos); 4 turmas do 8.º ano (80 alunos) + alunos do ensino especial (5 alunos) + Clube do Ambiente (4).
Os alunos participaram na manutenção da horta, na identificação das variedades cultivadas e aprendizagens sobre animais da horta e consociações.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Saladas-Eco e Eco-Sopas
Os produtos hortícolas produzidos foram sendo distribuídos pela cantina ou pela comunidade educativa. Alguns professores (8 a 10) fizeram saladas, incluindo alguns dos nossos produtos como a alface. Na cantina foram também apresentadas e fornecidas as Saladas-Eco e as Eco-Sopas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Palestra sobre compostagem/vermicompostagem, dinamizada por um elemento da Câmara Municipal de Braga, para uma turma do 8.º ano com 20 alunos.
Posteriormente os alunos replicaram esta palestra junto de colegas de outras turmas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://mosteiroecavado2017.blogspot.com/2021/05/projeto-eco-escolas.html