As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica Professor João Cónim (Lagoa (Algarve))

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

IQA-Jardinagem, Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são envolvidas, no sentido em que alguns produtos recolhidos na horta são enviados para as famílias de alunos carenciados, sendo realizado um apoio económico e social.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A participação neste projeto da horta, despertou nos alunos a vontade de, em casa, se iniciarem em pequenas culturas de aromáticas nas suas varandas.
O estudo das pragas que poderiam aparecer na horta, despertou o interesse dos alunos por insetos e os seus ciclos de vida.
Prevemos que a construção da horta possa ter impacto no prosseguimento de estudos por parte dos alunos na área da agronomia ou agricultura.
Despertámos os alunos para uma consciência ecológica com a agricultura sustentável e preservação dos solos.
Sensibilização dos alunos para o facto de não utilizarmos produtos fitofarmacêuticos, logo os alimentos são mais saudáveis.
Venda de alguns produtos hortícolas no seio da comunidade escolar
Foram realizadas visitas de estudo à horta, dando a conhecer a outros alunos e professores o que estava plantado e qual a sua manutenção.
Envolvimento de funcionários do refeitório escolar na concretização da compostagem, participando no projeto "Devolver à Terra".

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente, estava atribuída a cada grupo de alunos uma função diferente, que poderia ser: efetuar novas plantações, realizar a rega, efetuar a monda de infestantes, ou ainda realizar a colheita de produtos hortícolas. A realização destas tarefas foi sempre supervisionada pelos professores diretamente envolvidos no projeto, durante o funcionamento das aulas de Jardinagem e Ciências Naturais.
Houve a integração nas atividades da horta de alunos com necessidades educativas especiais, com medidas adicionais, visando este ser um projeto inclusivo.

7. Como é feita a preparação do solo?

A mobilização do solo é feita com recurso a ferramentas de corte e limpeza, com as quais se inicia a limpeza do terreno, removendo infestantes e outros detritos. Em seguida, é incorporado no solo a matéria orgânica, depois procede-se à plantação (ou sementeira) e à rega. Seguidamente vai-se realizando a manutenção do terreno, retirando ervas que vão crescendo à volta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A escola concorreu ao projeto "Devolver à Terra", promovido pela Associação Zero, e conseguiu obter sessões de formação para alunos, professores e funcionários, assim como os necessários materiais para a implementação da compostagem.
A compostagem é feita no interior de 3 compostores de madeira instalados na proximidade da horta, ao abrigo do programa devolver à terra. No seu interior são colocados restos do refeitório escolar (como cascas de batata, cascas de fruta, hastes dos legumes, cascas de cenoura, e demais excedentes crus da confeção dos alimentos, cascas de ovos, borras de café), mas também aparas do corte da relva, da poda e da manutenção dos jardins.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, couves, alfaces, morangos, alhos, cebolas, rabanetes, aromáticas (salsa e coentros), rúcula.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Rega manual diária.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, é feita semanalmente. Através da observação direta da existência ou não das pragas nos produtos plantados.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Ratos, caracóis, lagartas.
Utilizou-se o meio de luta física.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Visitas de turmas à horta e ao sistema de compostagem - sendo os alunos de jardinagem a realizar a formação aos seus colegas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Foi dinamizada uma pequena feira na escola com a venda dos produtos hortícolas produzidos na nossa horta. Professores e funcionários aderiram com entusiamo na compra deste produtos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Integração de alunos com necessidades educativas especiais, nomeadamente medidas adicionais, nas atividades da horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Aproveitamento de um espaço inutilizado no recinto escolar

15.1. Link para a página da horta:

https://ourcefblog.edublogs.org/2021/01/26/selling-our-crops/