As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB/JI de Barranhas (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Iniciamos este ano letivo, em novembro.

2. Área aproximada da horta (m²):

Menos de 50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Pré-escolar: Área do Conhecimento do Mundo e Área de Formação Pessoal e Social 1.º Ciclo: Estudo do Meio e Educação para a Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

52

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Alguns pais ajudaram em momentos pontuais, uma vez que este ano não era permitido a entrada no recinto escolar, devido à pandemia. No início um pai ajudou na colocação das paletes, seguindo a planta predefinida. Na 2.ª fase, duas mães apoiaram-nos nas plantações.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Maior sensibilização para a agricultura biológica e a sua importância para a sustentabilidade do planeta.
Mais envolvimento das crianças e da comunidade com a Natureza e com os espaços verdes.
Optar por uma alimentação mais saudável, recorrendo a produtos da horta e característicos de cada época.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As crianças foram organizadas em brigadas, para as motivar a cuidar das diferentes tarefas que a horta exige, para se manter viçosa e com uma excelente produção. Cada uma das brigadas ficou responsável por uma determinada tarefa: regar, tirar as ervas daninhas, verificar a existência de pragas/doenças e acompanhar o crescimento de forma a realizar as colheitas atempadamente. A criação de Brigadas permitiu a atribuição de tarefas específicas, implicando a responsabilização e envolvimento dos alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Preparamos o espaço definido para a horta e colocámos terra fértil. Assim, a horta foi desenvolvida seguindo os princípios da agricultura biológica, sem aplicação de produtos químicos, e recorrendo a culturas consociadas, incluindo hortícolas e aromáticas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

No compostor, começámos por fazer uma camada com pequenos paus no fundo do reservatório para permitir a circulação do ar. Na segunda camada foram colocados resíduos domésticos, que os alunos trouxeram de suas casas (restos de vegetais e frutas, cascas de ovo esmagadas, borras de café…). De seguida colocou-se uma camada de resíduos secos (folhas secas, raminhos, palha, serrim…) e assim sucessivamente.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface lisa com alho francês; feijão rasteiro com alecrim; pepino com feijão rasteiro; cebolas com morangos; pimentos com cebolas e alface crespa com salsa.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Sempre que possível utilizámos a água da chuva e regamos em alturas mais frescas do dia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, diariamente, na hora do intervalo.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Surgiram ervas daninhas, que foram retiradas à mão pelas brigadas. A eliminação manual das ervas é o método mais rápido e o mais simples. Para facilitar o trabalho, aproveitámos uma altura em que a terra estava fofa, isto é, húmida e sem estar apertada. Foi explicado às crianças que tinham de levantar a erva, apanhando-a o mais por baixo possível e puxar até a arrancar. Depois, sacudir e fazer cair a terra das raízes, para não desperdiçar terra boa, junto com as ervas daninhas.
Surgiram também dois caracóis que estavam a comer as folhas do feijão. Desta forma, para proteger a nossa horta biológica dos caracóis, usamos produtos naturais para os combater. Foi feito um trabalho de pesquisa e chegámos à conclusão de que o ideal seria colocar serradura ou serrim de madeira em redor das plantas em perigo, como faixas defensivas. Posteriormente, investigámos como fazer uma casa para os caracóis. Houve distribuição de tarefas e a casa foi montada para os nossos caracóis dentro de um aquário. Assim, foi possível observar os caracóis, durante mais tempo e de perto, acompanhar o seu dia a dia, anotar as suas atividades, descobrir que o caracol é surdo e tem muita dificuldade em ver, uma vez que os seus olhos estão situados nas antenas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Foi realizada uma feira na escola, em que as crianças tiveram a oportunidade de transformar as mesas de sala de aula em bancas de venda de produtos da nossa horta biológica e plantas aromáticas.
Algumas famílias visitaram a nossa horta e colheram diretamente do local, a alface bio preferida, roxa, lisa ou crespa.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Diretamente da horta para a mesa, as crianças colheram:
- os legumes e confecionaram uma salada de alface e beterraba.
- morangos e confecionaram uma sala de fruta para o seu lanche saudável.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Na horta, as crianças puderam realizar várias aprendizagens: tocar nas plantas, cheirar, colocar na boca, ver as suas diferenças, como são constituídas, analisar o solo, investigar sobre os animais que iam aparecendo...

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Com a criação da horta bio pretendeu-se estimular a alimentação saudável, a agricultura biológica, os sentidos e promover aprendizagens no exterior...

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/ebjidebarranhas