As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB/JI de Lousado (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 6 de maio de 2021.

2. Área aproximada da horta (m²):

62m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio, Português e Matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos:

161

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Um dia por semana, os encarregados de educação vêm ajudar na manutenção da horta (melhoramento do aspeto geral da horta, rega, extração de ervas daninhas).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Trata-se de uma atividade que visa a promoção de práticas sustentáveis, assim como a sensibilização da comunidade educativa para os benefícios da agricultura biológica.
Permite também que as nossas crianças percebam que o que comemos vem da terra e que é «metendo as mãos na terra», que a podemos valorizar, respeitar e consequentemente preservar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É nossa intenção promover os cuidados necessários para que a horta produza, alguns produtos para utilização interna. Para tal, pretende-se que os alunos encarem esta atividade como uma mais valia na valorização do espaço escola, esforçando-se por manter a horta em boas condições.
A rega é feita todos os dias de manhã cedo, pelas funcionárias da escola.
As plantações e manutenção da horta está a cargo das turmas do segundo ano, seguindo o respetivo horário:
À quarta- feira de tarde (14:30 - 15:30) a turma L2A.
À sexta -feira de tarde (14:30 - 15:30) a turma L2B.
Ao sábado, os encarregados de educação, que se voluntariaram para manutenção da horta, dão o seu precioso contributo.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo esteve a cargo dos encarregados de educação mobilizados para a função, mediante disponibilização dos mesmos.
A fertilização está a ser estimulada por substrato biológico de compra.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas implementadas foram: pimento, alho Francês, pepino, framboesa, beterraba, curgete, salsa, brócolos, couve coração, couve flor, tomate cereja, tomate Chucha, alface, tomilho e camomila.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Durante os dias úteis, a rega é feita pelas funcionárias da escola, todos os dias de manhã. Ao sábado, a rega está a cargo dos encarregados de educação. Sempre que há água nos bidons de reaproveitamento da água da chuva, esta é utilizada para rega das culturas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças está a cargo dos encarregados de educação, que visitam a horta semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As ervas aromáticas, semeadas e plantadas na horta, têm o intuito de venda nas feiras promovidas na escola à comunidade (feira da primavera, feira outonal).
Neste momento ainda não foi possível a venda dessas mesmas ervas aromáticas, uma vez que a horta é muito recente.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Foram elaboradas até ao momento, três aulas da disciplina de estudo do meio, na horta, para aprendizagem do sistema de cultura biológica, tipos de reprodução das plantas (semente e estaca) e cuidados/manutenção da horta. E uma aula de matemática para medição da área e perímetro da horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

http://escoladelousado.blogspot.com/