As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica de Regueira de Pontes (Leiria)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Teve início neste ano letivo.

2. Área aproximada da horta (m²):

6m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio , Cidadania e desenvolvimento, Expressões

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participam enviando plantas e consomem os produtos da horta, também ajudam com conselhos sobre o cultivo das espécies.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos ficaram a conhecer alguns dos produtos hortículas da região, aprenderam a ver animais bons e maus para a horta, começaram a comer ervilhas da vagem.…

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foram formadas eco-brigadas que cuidam da rega em dias alternados, as duas turmas são chamadas a colaborar para semear, transplantar e colher os produtos hortícolas e plantas que ajudam a horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

As plantas que estão na terra são retiradas, secas e mais tarde colocadas no compostor, a terra é cavada e são feitos os canteiros para colocar as plantas a cultivar.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com os restos das plantas retiradas da horta, com folhas das árvores, secas e com cascas fruta que vem para dar aos alunos, projeto da Câmara de Leiria.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, ervilhas, calêndulas, chícharo, girassol, coentros, salsa, couve galega, alface, alecrim, lúcia lima

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pelas eco-brigadas em dias alternados, caso não chova.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

As pragas e doenças são controladas quando se rega ou uma vez por semana, usualmente à quarta-feira

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Piolho negro, borrifámos as favas com água com umas gotas de detergente da loiça

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Venda de produtos da horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

11 alunos e 2 professoras, sementeira de favas, ervilhas e outras espécies;

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

11 alunos 2 professores exemplificação com vários tipos de lixo biodegradável ou não que foi enterrado e desenterrado passados 3 meses para verificarem o que aconteceu ao lixo

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

20 alunos e 2 professoras, apanhar as favas para vender aos pais

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Na horta existe a lúcia lima que utilizamos para fazer chá que bebemos nos dias mais frios

15.1. Link para a página da horta:

Página de Facebook da escola: https://www.facebook.com/Escola-da-aldeia-EB-de-Regueira-de-Pontes-113930803372427