As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB nº3 da Bobadela (Loures)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Iniciamos este ano letivo

2. Área aproximada da horta (m²):

8

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

102

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Devido às condicionantes decorrentes da pandemia COVID19 as famílias apenas forneceram as sementes/ plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A comunidade educativa tem aderido à iniciativa e sempre que se deteta uma necessidade há sempre alguém disponível para a levar a cabo, o que faz com que o trabalho na horta esteja sempre em dia. Os alunos sempre que há tarefas a fazer aderem em massa, mostrando empenho, dedicação e responsabilidade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta foi dividida em partes, estas foram atribuídas às turmas da escola, cada docente titular dinamiza com os seus alunos a área que lhe foi confiada e recorre aos familiares sempre que considera pertinente.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi feita, inicialmente, por funcionários da junta de freguesia, posteriormente cada docente foi gerindo, recorrendo aos mesmos se necessário.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

São utilizados restos do jardim e da cozinha da escola como materiais para a compostagem
Uma equipa, diariamente, recolhe os restos e coloca-os no compostor com supervisão de um adulto.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Culturas: Batata, couve, feijão, alface, ervilha, cebola, milho, cenoura, morango, ervas aromáticas diversas.
Consociações: Batata+feijão+ milho / cenoura+cebola / Couve ou repolho+alface+ervilha+Tomilho ou alecrim / Milho+Salsa / Morango+Alface / etc.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Cada turma encarrega-se de monitorizar e fazer a manutenção da área que lhe foi atribuída.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Através da observação direta, já que a horta é visitada diariamente .
Tentamos prevenir o seu aparecimento através da associação de culturas hortícolas, incluindo plantas aromáticas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Compostagem

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aula na horta

20 crianças da educação pré-escolar + 2 adultos
Os alunos tiveram oportunidade de experimentar/ aprender novos conteúdos, in loco, com exemplos práticos associados ao cultivo da horta.
Estas aulas têm motivado um maior número de visitas à horta por parte das outras turmas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Desafio: Plantas Companheiras

20 alunos do 1º ano
O desafio foi colocado, individualmente, a todos os alunos, no período de confinamento, para que com as suas famílias criassem um jogo de pares de culturas consorciadas.
O resultado final surpreendeu!

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Compostagem

Todas as turmas da escola
Brigadas de recolha diária dos restos da copa e deposição dos resíduos no compostor, esta atividade era sempre acompanhada por um adulto que orientava e explicava o porquê dos procedimentos.
Todos os alunos aderiram a este desafio e muitos deles não só faziam a recolha nos dias a eles destinados, mas também acompanhavam e colaboravam com as outras equipas de recolha.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O espaço da horta tornou-se um espaço rico em possibilidades de aprendizagem e interação.
Este espaço proporcionou um ambiente de interação, inclusão, educação ambiental, educação alimentar, que em muito contribuiu para o enriquecimento global dos alunos, integrada nos currículos das turmas.
A Horta Pedagógica deverá visar a dinamização dos canteiros da
escola, assim como, proporcionar aos alunos o contacto com a Natureza
através da realização de algumas atividades agrícolas.
Procuramos em paralelo estimular a natural curiosidade dos alunos pelos fenómenos naturais, assim como sensibilizar para a degradação do meio e a consequente extinção de espécies vegetais.

15.1. Link para a página da horta:

https://sites.google.com/view/ecoescolaseb3/a-nossa-horta