As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Externato da Quintinha (Loures)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde novembro.

2. Área aproximada da horta (m²):

3m x 1,5m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

14

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Diferentes áreas de conteúdo das orientações curriculares para o pré escolar.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

19

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

São partilhadas fotografias semanalmente com as famílias através da Plataforma Childdiary e as próprias crianças comentam em casa o que plantaram e semearam. Os pais comentam as fotografias.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os pais dizem que em casa as crianças também querem fazer as suas hortas para poderem cuidar delas. Algumas chegaram mesmo a partilhar algumas fotografias de pequenas hortas construídas pelas crianças com a ajuda dos pais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Para cada dia da semana existem 4 crianças responsáveis que se encarregam de referir as mudanças que observam bem como verificar se é necessário regar. Se for necessário, são as próprias crianças a fazê-lo com os regadores.

7. Como é feita a preparação do solo?

Educadora, auxiliar de sala e outros intervenientes retiram as folhas secas e limpam o espaço. Utilizamos restos e cascas de fruta para fertilizar a terra.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de fruta e cascas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Pés de morango, pés de alface e tomate cherry. Também ervas aromáticas, feijão. grão, favas, nabo, pimento padrão, beterraba e rabanetes.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Nos baldes onde são colocadas os restos e as cascas de fruta é aproveitada a água da chuva. A rega é feita também com regadores.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Quando os morangos começaram a nascer, as crianças do grupo colheram-nos e quiseram partilhar com as outras turmas. Fizemos também saladas de alface com as folhas colhidas. Esta horta teve como principal objetivo perceber como crescem os frutos e os legumes.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: