As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB/JI Nº1 de Albufeira (Albufeira)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Área do Conhecimento do Mundo/Estudo do meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

187

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Enviando produtos para a horta (sementes e podas) e para a compostagem.

Sempre que solicitadas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Alteração nos hábitos alimentres que se refletiram nos lanches saudáveis.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Diariamente a horta é regada com regador ou mangueira pelas crianças e adultos. Fazemos a monda. Cada turma toma conta do seu pedaço.

7. Como é feita a preparação do solo?

No principio é a CMA que com a máquina vem revolver a terra. Depois cada turam trata da sua parte, tirando as ervas, fazendo a plantação ou sementeira e fertilizando coma terra do compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É um compostor de madeira cedido pela CMA. É composto por desperdicio alimentar (restos de hortaliça, cascas de fruta, cascas de ovos, ... folhas secas,...) - comparticipação das famílias.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves, alfaces, feijão verde, tomateiras, courgetes, bróculos, batatas, cenouras, framboesas, phisális, girassóis, choróes, orégãos, salsa e coentros.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com mangueira ou regador

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Observação constante das folhas e manualmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aula na horta: desenvolvimento das plantas, observação dos animais e compostagem

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Lanches saudáveis

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Confecção de sumos

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: