As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Jardim de Infância de Igreja V. S. Cosme (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

os 2 grupos

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Só com a contribuição de sementes, uma vez que não é permitida a entrada de ninguém no espaço da escola devido à pandemia.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Muitos pais têm aderido à agricultura biológica criando as suas próprias hortas em casa. As crianças começam a gostar de trabalhar com a terra e ver as transformações dos produtos, desde que foram semeados até ao crescimento dos mesmos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Divisão por grupos de 3 crianças. Geralmente um grupo faz a manutenção por uma semana assim como, as tarefas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Primeiramente, as crianças apanharam as folhas e colocaram-nas no compostor. depois cavaram, remexeram a terra e por fim colocaram fertilizante de cavalo, assim como terra fornecida pelo departamento do ambiente.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Só com as cascas de fruta, que são gastas no JI, das folhas do exterior que foram apanhadas com as crianças. Neste momento é assim.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alecrim, tomilho, oregãos, loureiro, salsa,rosmaninho e alfazema.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Neste momento não é necessário regar. por vezes a rega é feita com regador para não haver muito desperdício. Outras vezes, é feita com mangueira para ser mais rápido.Geralmente fica sempre um adulto a supervisionar para evitar perdas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Todas as semanas as crianças vão ver se há mudanças nas plantas que semearam. Antes de vir o frio, numa couve, existiam imensas lagartas, estas comeram uma parte da couve. Deitou-se vinagre, algumas desapareceram mas outras resistiram. Só o frio que veio as fez desaparecer.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

No dia da alimentação, aproveitamos a fruta que é fornecida pela Câmara e preparamos espetadas de fruta com as crianças. Como haviam algumas laranjas na laranjeira no JI, fomos escolher as que estavam mais maduras e juntamos à restante fruta. As crianças acharam muito engraçado estarem a comer a fruta com a ajuda de um pauzinho.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de doce de abóbora. Como este ano letivo não foi possível realizar a feira de Outono/S. Martinho, decidimos fazer com a ajuda das crianças o doce para vendermos às familias.As abóboras foram fornecidas por algumas famílias e a venda do doce foi um sucesso.A parte mais importante foi ver as crianças a participarem na elaboração do doce, a experimentação de diferentes texturas, sabores, manuseamento dos materiais, foi gratificante.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Vinda de uma Engenheira agrónoma ao nosso JI para falar sobre a importância da agricultura biológica e sobre os animais auxiliares e amigos deste tipo de culturas.Os pontos mais positivos foi saberem que a joaninha é amiga e que gosta muito de comer os bichinhos que devoram as plantas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: