As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca - Outeiro (Guarda)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Começou no ano letivo 2020/2021

2. Área aproximada da horta (m²):

10 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio e Ciências Experimentais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Como é o primeiro ano de desenvolvimento da Horta e que coincidiu com um período de confinamento, o impacto da horta ainda é pouco significativo. Assim ainda, muito dos alunos contactaram pela primeira vez com este tipo de atividades, desenvolvendo o gosto por ver "crescer" as suas plantações.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é realizada pelos alunos das diferentes turmas nas aulas de estudo do meio e ciências experimentais. A horta está dividida por anos de escolaridade, ficando cada turma a cargo da sua área.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é realizada pelos alunos das diferentes turmas nas aulas de estudo do meio e ciências experimentais. A horta está dividida por anos de escolaridade, ficando cada turma a cargo da sua área.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Não estão instaladas consociações. Contamos no próximo ano letivo, onde os alunos irão estar, previsivelmente, o ano todo na escola, explorar, com mais cuidado, esta temática.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Herbário em Inglês.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Este foi o primeiro ano da existência da horta escolar. A mesma foi dinamizada pelos alunos do 1º/2º anos o que coloca vários desafios quer na implementação, quer na manutenção da horta. Apesar do entusiasmo dos alunos, o facto de serem muito novos criou entraves ao desenvolvimento de algumas atividades. Sabíamos que iria ser desse modo, mas como se trata de um projeto a longo prazo decidimos manter a dinamização para os alunos do início do ciclo.

Contamos para o ano já conseguir desenvolver outro tipo de atividades como sejam o croqui da horta realizado pelos alunos, a definição de brigadas de trabalho para a manutenção da horta, a instalação de culturas/consignações

15.1. Link para a página da horta: