As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB1 de Alcains (Castelo Branco)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 6 meses.

2. Área aproximada da horta (m²):

14

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Mais no Estudo do Meio, mas também Português, Matemática e Expressões (de forma interdisciplinar)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

135

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias acompanham em tempo real (online) toda a atividade da horta, através da Página de Facebook da Horta, colocando alguns comentários, gostos, etc. No 2º período, durante o confinamento, uma das atividades, a sementeira das batatas, foi realizada com um aluno de 3º ano e respetiva família, mas, infelizmente, devido às condicionantes que a pandemia de Covid 19 veio impor, não pudemos envolver, presencialmente os pais e outros familiares como desejaríamos noutras atividades. Teríamos gostado de pelo menos uma vez por período ter realizado atividades na Horta (e sobre a horta), devido à situação tal não foi possível, tais como “palestras e convívios com a família (em que se usariam produtos da horta para realizar uma refeição/lanche). Temos ainda programado o “Dia do Eco-Escolas” aberto à comunidade (no final de junho), que incluirá visita guiada à horta, que temos esperança de realizar, ainda que de forma um pouco mais condicionada e seguindo as recomendações da DGS.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta ainda existe há pouco tempo na escola, por isso ainda não conseguimos avaliar completamente o impacto que está a causar ou irá causar nos alunos e na comunidade. No entanto, vimos a notar nos alunos (num grande número deles) cada vez mais interesse (vêm fazer muitas perguntas, querem saber sobre tudo) e participação (querem ajudar de forma voluntária), além de que começamos a perceber que estão a ficar com maiores conhecimentos sobre plantas do que tinham antes. Também já tivemos casos de alunos que nos disseram que a família passou a fazer compostagem e que já põem em prática alguns dos nossos ensinamentos, nomeadamente utilizando a calda natural de sabão, o que nos deixa felizes.
As atividades da Horta Bio da escola através das publicações online, contribui, no nosso entender, para a consecução de um dos principais objetivos do Projeto educativo que é “A melhoria da imagem do Agrupamento junto da Comunidade Educativa”. A maioria das publicações da Horta são partilhadas pelo Agrupamento.
Com a Página sempre atualizada no Facebook, que neste momento já ultrapassa três centenas e meia de seguidores, pretendemos não só chegar às famílias dos alunos, mas a toda uma comunidade de pessoas interessadas em saber mais sobre as Hortas biológicas. Esperamos entusiasmar algumas pessoas a passarem a ter procedimentos (nos seus jardins, hortas de varanda ou nas tapadas e quintas) mais ecológicos e de acordo com o que deve ser uma horta Bio.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é feita quase diariamente com a observação das plantas, sacha, mobilização do solo e incorporação de composto, remoção de ervas daninhas, rega, colocação de tutores nas plantas mais altas, recolha de legumes e frutos. As tarefas são desenvolvidas com a colaboração dos professores, funcionários e alunos envolvidos no projeto. 

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é foi fertilizado com composto (como ainda não tínhamos, no início foi doado por um dos professores coordenadores (da sua Horta Bio) e estrume (caganita) de ovelha (em regime bio).
A mobilização do solo foi feita manualmente, com apoio de ferramentas de mão.
A limpeza é feita pelo menos uma vez por semana (retirar folhagem velha, algumas ervas, sachar algo que necessite). As folhas e as ervas, desde que não apresentem doenças ou sementes maturadas, são colocadas na pilha de compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas e flores das árvores da escola e erva da escola (quando cortada ou arrancada nos jardins da escola, praças das árvores); palha e feno; restos de vegetais (cascas de batata, restos de hortaliças, etc) e cascas de fruta (da cantina e que alguns professores e auxiliares trazem de casa); restos das plantas da horta (desde que não doentes); borras de café; estrume de ovelha (caganita de ovelha pura); alguma terra; cartão (sem tintas); cinza (não muita); casca de ovo…

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Família Fabaceae: fava; ervilha; tremoço; grão e amendoim.
Família Asteraceae: alface; chicória; alcachofra;
Família Crucifereae: brócolo; couve galega; couve repolho (coração de boi); couve chinesa; rúcula; agrião de terra; nabo
Família Apiaceae: cenoura; aipo; salsa; coentro; funcho
Fanília Lileaceae/Amarilidaceae: cebola; alho; alho francês; alho seco; cebolinho
Consociação: Milho (doce e pipoca) + abóbora + feijão verde

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

O processo de recolha de água da chuva ainda é rudimentar (recolha em baldes), mas estamos a tentar que a autarquia nos ajude a instalar algo mais definitivo. Pensamos aproveitar a água do beiral da cantina que está ao lado da horta, mas ainda não foi colocada a caleira. Isso não impediu, porém, de sempre que possível e que chovia, fazer recolha de alguma água utilizando baldes e uma barrica.
Para pequenas regas íamos utilizando (enquanto havia) água da chuva, mas quando começou a aquecer o tempo, tornou-se insuficiente e utilizamos também água da torneira (mangueira). Quando pudermos, gostaríamos de instalar rega automática, para poupar água (aí poderíamos regar, por ex, de noite).
Temos tentado regar de manhã, mas no período de verão a ver se conseguimos regar mais ao final do dia, pois a nossa região é muito quente. Regamos, é claro, somente quando necessário e o que necessita, pois as plantas são como nós, só gostam de beber quando têm sede…

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monotorização de pragas e doenças é feita quase que diariamente (como se costuma dizer “andamos sempre de cima dela”). Logo que se deteta algum problema, atacamos logo (com processos naturais) para que não avance. Se deixarmos avançar a doença e como de forma alguma queremos usar processos químicos para as erradicar, não podemos (ou devemos) deixar o problema avançar, pois as caldas naturais, como é natural, não são tão agressivas e não combatem tão depressa a doença. Mas não faz mal, pois preferimos perder a cultura e não usar produtos químicos na nossa linda e saudável hortinha!

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Afídeo (fava e feijão), oídio (ervilha), lagarta da couve e ataque de pássaros à semente da couve. No caso da lagarta, fez-se a sua irradicação através de retirada manual dos cultivares atacados. No caso dos pássaros, fizemos espanta pardais, com fitas coloridas e esvoaçantes em que se reutilizou sacos de ração de cães e gatos. Para combater o afídeo usámos calda natural de sabão azul com um pouco de álcool.
Para o oídio não chegámos a usar nada, pois as ervilheiras estavam já em final de vida, bastante apanhadas e já não compensava. Mas se poderíamos usar ácido lático, diluído em água, por exemplo, ou soro de leite, etc.
O mini batatal felizmente não apanhou míldio, e o tomate, até ver, também não, mas se aparecer poderemos usar de macerado de cebola e alho, por exemplo, que costuma resultar, ou outras do género, que ainda iremos experimentar.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Workshop sementes, sementeiras e pilha de compostagem. Dia 13 de novembro. Participaram 121 alunos.
Observação à lupa uma grande variedade de sementes. Sementeira de ervilha, fava, alho em pequenos copos de plástico, cheios de terra, que previamente foi preparada, utilizando um sexto de areia, dois sextos de estrume e três sextos de terra.
Construção de um pilha de compostagem com uma palete de madeira que recobrimos de palha, regámos com água e fomos formando uma camada com ervas daninhas, estrume de caganitas de ovelha, cinzas, cascas de legumes (abóbora, tomate e batatas), cascas de cebola e folhas secas.
Os alunos gostaram da atividade e solicitaram que fossem desenvolvidas mais atividades na Horta Bio da escola. Os alunos do primeiro fizeram desenhos sobre a atividade deste dia.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Workshop da plantação. Dia 15 de dezembro. Participaram 135 alunos.
Todas as turmas da escola EB1 de Alcains participaram na plantação de várias cultivares (alfaces, cebolinho, acelgas, alhos, ervilheiras, favas, salsa, coentros, etc.) na Horta Biológica. Ao longo do ano, cada turma irá observar e cuidar do seu canteiro. Pretende-se, entre outras coisas, que os alunos acompanhem o crescimento das plantas e observem o seu ciclo vida.
Os alunos gostaram da atividade e solicitaram que fossem desenvolvidas mais atividades na Horta Bio da escola.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Workshop da plantação. Dia 17 de março. Participaram 135 alunos.
Todas as turmas participaram na plantação de culturas de primavera e verão na horta biológica da EB1 de Alcains (tomate, courgette, cebola, pepino, melão, melancia,...) e ainda de um canteiro com consociação favorável de culturas de abóboras, feijão e milho. Procedeu-se também a segunda viragem da pilha de compostagem.
No geral todos os alunos gostaram da atividade.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O espaço da horta tornou-se um dos eleitos pelos alunos para as suas brincadeiras, durante as horas de almoço. Com paus os restos da estrutura da horta, pedrinhas, folhas… construíram casinhas, escavam na terra, inventam brincadeiras, jogam às escondidas (escondem-se nos recantos da horta, etc.)

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/hortabioalcains/