As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB1 de Vila Nova de Monsarros (Anadia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde abril, de 2021, altura em que foi revolvido o solo com ajuda de um escavadora e acrescentada terra um pouco mais arável.

2. Área aproximada da horta (m²):

± 6m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio e Cidadanoa

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Grande parte das plantas cultivadas na horta foram oferecidas pelas famílias.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos mostraram-se bastante interessados, desde o início, com a criação de uma horta na escola. O entusiasmo foi tanto que foram utilizados vários intervalos a espalhar os montes de terra despejados no local pelo Município.
A quantidade de sementes e plantas trazidas para a escola também atesta este entusiasmo. A participação ativa na colocação do composto na terra e na sementeira / plantação das novas plantas foi também notória.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma plantou / semeou as plantas / sementes trazidas. Durante os intervalos os alunos interessados, acompanhados de um professor ou funcionária, vão arrancando as ervas que conseguimos identificar como daninhas. Nas plantas semeadas, temos tido algumas dificuldades em identificar as daninhas, razão pela qual optámos por deixar crescer até conseguirmos selecioná-las.

7. Como é feita a preparação do solo?

Como o local onde instalámos a horta foi pisado durante dezenas de anos, o solo teve que ser revolvido com a ajuda de uma escavadora. De seguida, recebemos duas carradas de terra que acabaram por ser espalhadas pelos alunos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É feita com as folhas das árvores da escola e de outras trazidas pelo vento. Além disso, todas as cascas e caroços da fruta escolar são lá depositadas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alhos, feijões, alfaces, curgetes, tomates, pimentos, couves, cenouras, salsa, batatas...

Não foi feito um croqui da horta, uma vez que as plantas foram plantadas à medida que foram chegando.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Geralmente, é feita com regadores, durante o intervalo da manhã. Quando está muito calor, antes dos fins de semana, é regada ao final do dia, com ajuda de uma mangueira.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não detetámos, até à data, pragas e doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Durante a plantação / sementeira da horta fomos falando, in loco, das diversas plantas e da sua importância na nossa alimentação.

Não foram realizadas mais atividades em torno da mesma, uma vez que ainda está em fase de crescimento, não havendo ainda produtos prontos a colher

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: