As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Academia de Música de Santa Cecília (Lisboa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde dezembro

2. Área aproximada da horta (m²):

26,36

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

CFQ, CN

3.3. N.º de alunos envolvidos:

60

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Durante os intervalos, alguns alunos deixam de jogar nos telemóveis para observar e cuidar da horta.
A relação entre alunos e professores ficou mais próxima.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

De manhã, quem chega primeiro à escola rega e marca numa tabela que a rega foi efetuada.
Ao fim da tarde, há um professor e uma turma responsável (na aula de Estudo Acompanhado) para cada dia da semana.
Cada turma é responsável por retirar as infestantes de um canteiro.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza de infestantes - alunos.
Fertilização - adição de composto do compostor e estrume de cavalo é realizado por alunos e professores.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Num compostor.
Constituído por camadas de restos de comida (adequada) do refeitório e de casa e borras de café, alternadas com materiais castanhos e secos provenientes dos pinheiros e árvores da escola;
na falta dos castanhos compra-se palha/feno.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, pepino, tomate, pimento, courgete, nabiça, salsa, coentros, morangos, alho francês, cebola, lúcia lima, tomilho, hortelã, cravo túnico, arruda, lavanda, couves, espinafres, pimentão, feijão.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

De manhã, quem chega primeiro rega e marca numa tabela.
Ao fim da tarde, há um professor e uma turma responsável (na aula de Estudo Acompanhado) para cada dia da semana.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Todos os dias todas as culturas são observadas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Manchas amarelas nas alfaces.
Combatidas borrifando com água e sabão.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Sempre que possível os produtos hortícolas eram colhidos pelos alunos de todos os ciclos e levados ao refeitório da escola.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Devido à pandemia a horta teve de ser replantada em Abril, quando voltámos para o ensino presencial.
Consideramos o início desta atividade a terceira semana de abril.

15.1. Link para a página da horta:

eco.escola.amsc