As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB Assequins (Águeda)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

38 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Português, Matemática e Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

31

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Contribuindo com sementes ou plantas para a horta, levam para casa folhas velhas para os animais.2 ou três vezes no ano letivo.
Facultando estrume de animais (coelhos).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- O gosto e o empenho que todos os alunos têm em colaborar na horta.
- A colaboração das famílias em facultar o que precisamos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Há um grupo de alunos que está mais afeto à manutenção da horta, nomeadamente na rega, alunos esses que se voluntariaram e que se organizam entre eles trabalhando em articulação mais direta com a assistente operacional.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é realizada no início do ano letivo, com a colaboração de todos os alunos, de uma assistente operacional e das professoras. Este ano tivemos a colaboração do professor de Expressão Físico-motora.
A fertilização é feita com estrume de animais (colaboração da comunidade educativa) aquando das sementeiras ou plantações. Ao longo do ano, vai sendo realizada a limpeza e manutenção da horta, dependendo da época do ano.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves e favas.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Coelhos, cabras e porcos.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta – Todos os alunos, professores e assistente operacional estão envolvidos, desde a limpeza no início do ano letivo, à plantação em outubro e sementeira efetuada em fevereiro, com sementes trazidas pelos alunos e outros elementos da comunidade, como foi o caso, por exemplo, de couves, fornecidas por um avô. Além disso, este ano, no dia da árvore, março, plantamos um limoeiro na horta. Em contexto de sala de aula, realizamos atividades de cariz experimental, em que depois da germinação, transplantamos para a nossa horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de sopa - Uma vez, apenas.
Esta atividade foi o culminar de todo um processo. As favas foram semeadas pelos alunos, foram colhidas, debulhadas, pesadas, colaboraram na confeção da sopa e deliciaram-se com a sopa de favas.
No dia da criança decidimos confecionar sopa, na escola, para todos os alunos. Saliente-se que há alunos que vão almoçar em casa, outros almoçam numa instituição local e apenas alguns alunos almoçam no espaço escolar. Neste dia, todos os alunos e professoras almoçaram na escola. Foi uma atividade muito bem sucedida até porque os alunos que normalmente não querem comer sopa o fizeram com muito agrado. Houve um envolvimento de toda a comunidade nesta atividade.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://ecoaeagueda.wordpress.com/2020/11/21/melhorar-escola-em-assequins/ https://ecoaeagueda.wordpress.com/2021/03/26/primavera-verde-em-assequins/