As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica de Monte (Fafe)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A Horta Bio existe desde o ano letivo 2019/2020.

2. Área aproximada da horta (m²):

24m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Conhecimento do Mundo e Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

55

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que possível pedimos a sua colaboração das famílias. Enviam produtos importantes e indispensáveis para a nossa horta. Enviaram recentemente borras de café e chá para fertilizar a terra. assim como plantas e sementes. Enviaram também batatas, milho e feijões já plantados em copos ou vasos e devidamente identificados para mais tarde passarmos para a terra. Os Encarregados de Educação mostram-se interessados e motivados colaborando sempre que são solicitados.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos fizeram recolha dos produtos da horta e confeccionaram saladas para o almoço,(cebolas e alface). Ficaram muito motivados com a recolha destes produtos e a sua confecção, experimentaram novos sabores e a experiencial foi positiva.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é feita pelos alunos, normalmente por turmas e sempre com a supervisão de um adulto.
Tentamos sempre envolver todos os alunos, desde a pré até ao quarto ano. Existe divisão de tarefas. As crianças do pré escolar regam a horta com frequência, enquanto os alunos do primeiro ciclo tratam dos legumes e vegetais e fertilizam a terra com borras de café, chá e o composto resultante da compostagem feita aqui na escola.. Colocam as placas de identificação dos produtos, retiram ervas daninhas, colocam objetos para espantarem os pássaros como por exemplo CDs e espantalhos.

7. Como é feita a preparação do solo?

A junta de freguesia colaborou nesta atividade oferecendo uma carrinha de terra fértil para colocarmos no local destinado à horta.O solo foi todo cavado por algumas crianças e um adulto. Foi fertilizado com borras de café e chá que os pais enviaram pelas crianças. Contamos com a participação de todos os alunos , encarregados de educação, pessoal docente e não docente e junta de freguesia.que participaram com empenho e motivação.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Usamos os restos de cascas de batatas e frutas, legumes, cascas de ovos terra e folhas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na nossa horta há ervilhas, alface, cebolas, feijões, favas cenouras e batatas. Juntamos a alface e o cebolo, consociações instaladas para beneficio da terra e um maior aproveitamento dos nutrientes

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é quase sempre realizada pelas crianças da pré ( normalmente é o responsável da sala que desempenha essa tarefa) e com os alunos da brigada verde no horário da manhã. Os adultos dão sempre uma ajuda nesta tarefa. é feita com agua da chuva ( quando há), usamos o regador e a mangueira.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Um dos problemas que surgiram foram os passarinhos que invadiram a horta e bicavam as culturas. Colocamos Cds e espantalhos. Não se verificou praga de insetos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Não tem criação de animais, no entanto temos animais feitos com materiais de desperdício como cobras feitas com rolos de papel higiénico só para decorar a nossa horta.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Realização de bebedouros, cobras e espantalho.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A confeção de salada foi uma atividade que envolveu todos os alunos e adultos, desde professores a assistentes e pessoal da cozinha.. Realizou se apenas uma vez mas o balanço foi positivo. As crianças do pré escolar , do 1º e 2º ano apanharam os vegetais. os alunos do 3º e 4º ano fizeram o restante trabalho, lavaram os vegetais e ajudaram na confeção. Foi uma atividade diferente e puderam experimentar novos sabores ( para muitos foi a primeira vez que provaram cebola) e deliciaram-se.O facto de serem da nossa horta tem um sabor especial. Os alunos passam a mensagem para os pais que se entusiasmam em criar uma pequena horta em casa.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aula na horta, foi uma atividade do agrado de todos os alunos da escola que participaram com muito entusiasmo. Todos colaboraram nas sementeiras, trouxeram sementes de casa e passaram para a terra. Regaram, viram o crescimento e registaram. Os alunos do primeiro ciclo também tiveram aula na horta e exploraram o tipo de legumes e vegetais cultivados. Registaram os seus benefícios para a saúde e que tipo de refeições podemos fazer com os legumes e vegetais da nossa horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Os alunos do terceiro e quarto ano construíram bebedouros para os passarinhos com materiais de desperdício e ninhos que colocaram nas árvores e na horta. A sala do pré escolar construiu cobras feitas com materiais de desperdício para embelezar.A sala do primeiro e segundo ano construiu um espantalho para espantar os passarinhos. Colocamos placas de identificação dos legumes em português e inglês.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Um espaço agradável onde os alunos estão em contacto com a natureza, podem passar para o mundo imaginário, dando largas à imaginação, ajudando no seu desenvolvimento fazendo-os criar anticorpos, crescendo de forma mais saudável. Experimentam atividades diferentes que a maioria não tem possibilidade em suas casas

15.1. Link para a página da horta: