As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica de Arões S. Romão (Fafe)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Horta criada após o confinamento _março / abril.

2. Área aproximada da horta (m²):

Até 50m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Português, Estudo do Meio e Matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos:

117

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Colaboraram quase todas , inicialmente , com plantas e sementes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Para muitos alunos, a horta é uma aprendizagem. Embora a escola se situe numa vila, havia alunos que não faziam ideia da origem dos produtos. Pensavam eles que " nasciam no hipermercado".

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma trata do seu canteiro/ terreno agrícola.

7. Como é feita a preparação do solo?

A 1ª limpeza do terreno será feita pelos funcionários da Junta de Freguesia, no regresso às aulas presenciais.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface - cebola
Batata - feijão
cenoura -tomate
ervilhas - alface
pepino- alface

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Cada turma rega o seu canteiro (Brigada da horta), de manhã ou ao fim do dia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Com cinza e borra de café.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Este ano, devido à Pandemia não foi possível realizar : "A feirinha de Outono, feirinha da Primavera e a feirinha dos Santos Populares. Estas feirinhas eram feitas com os produtos que os pais e encarregados de educação doavam à escola .

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Este ano, como já foi mencionado foi impossível realizar as habituais "feirinhas" abertas à comunidade educativa.

"Aulas na horta" _ os alunos gostam de observar os produtos hortícolas a crescer, são muito curiosos, questionam ,tiram as ervas e gostam de regar.
Regularmente, vão à horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta ainda não está vedada .
Foi pedida uma vedação , com prumos em madeira ,em forma de lápis coloridos, à Câmara Municipal. Aguardamos a vedação.

15.1. Link para a página da horta: