As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

CRIB - Centro de Recuperação Infantil de Benavente (Benavente)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

16 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

6

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Com distribuição de alguns produtos produzidos na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta nos alunos promove a sua autonomia, responsabilidade no trabalho, quer na utilização de ferramentas, quer na produção da horta (rega, monda, entre outros). A comunidade CRIB usufrui de todos os produtos produzidos na horta, assim como participação ativamente na dinâmica da mesma.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A repartição de tarefas é feita consoante as competências e caraterísticas de cada cliente e a manutenção da horta é um trabalho diário.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita sempre que temos produção de novas cultura, através da utilização da moto enxada para gradar a terra, colocação de estrume proveniente dos animais da instituição, onde posteriormente é tudo envolvido, bem misturado na terra, encontrando-se a mesma pronta para a plantação/sementeira.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com um compostor oferecido pela Eco Lezíria e com o apoio da Camara Municipal de Benavente, onde colocamos restos selecionados (borras de café, folhas secas, serradura e restos de hortícolas da cozinha).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

as culturas são feitas de forma adequada às estações do ano de forma rotativa, não tendo quantidade, mas sim variedade.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Possuímos um deposito de mil litros de água que é cheio e onde realizamos a rega gota a gota.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim de forma manual, onde inicialmente identificamos a praga prejudicial à planta e se for possível procedemos à sua remoção manual, caso contrário utilizamos chás caseiros com o mesmo objetivo.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Tivemos lagarta da couve e piolhos - utilização de meios de combate natural como vinho tinto na raiz da couve e chá de urtiga, alho e cebola, fazendo pulverização.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

porquinhos da índia, coelha anã, porca vietnamita, galinha e cadela.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Corte da couve portuguesa da horta para a elaboração do caldo verde por parte do refeitório da instituição.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Debulha de ervilhas da horta para a elaboração de diferentes pratos no refeitório da instituição.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Limpeza e arrumação da estufa perto da horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: