As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Pólo Secundário - Ibn Mucana (Cascais)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Biologia e Geologia de 10º ano e Biologia 12º ano

3.3. N.º de alunos envolvidos:

45

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta é apreciada por funcionários, professores e alunos mas a participação nos trabalhos envolve as turmas da área científica e as aprendizagens estão interligadas com os conteúdos das disciplinas de Biologia.
Os alunos aprendem a conhecer as diferentes espécies, a tratar o solo, a efetuar a monda, a colocar as estacas para as plantas trepadeiras, a desladroar os tomateiros, a colocar estilha sobre o solo para evitar a compactação do solo e aumentar a retenção de água, a escolher as culturas adequadas a cada estação do ano.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É realizada durante o horário lectivo, na maioria das vezes ocupando uma parte das aulas de Biologia e de Cidadania. As tarefas são rotativas para que todos possam aprender.

7. Como é feita a preparação do solo?

É feita a cava, adicionado substracto para enriquecer o solo e aumentar a porosidade visto que o solo é muito argilosa e adicionado estrume SIRO de cavalo. Por cima é colocada estilha obtida por fragmentação de restos vegetais dos jardim da escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Apenas acumulamos a matéria orgânica no espaço adjacente à horta o que tem permitido, a pouco e pouco, ir alargando a área da horta beneficiando da incorporação desse estrume nas novas áreas plantadas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Fizémos 3 plantações que podem ser visualizadas nos croquis em anexo
Ao redor do espaço plantado e delimitando-o temos alecrim, erva principe, malagueta, lúcia-lima e alfazema.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é manual, com mangueira e é elaborada uma escala de rega envolvendo todos os alunos ao longo dos meses

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis foram apanhados manualmente.
Entretanto as formigas negras atacaram a horta destruindo uma alfazema, um alecrim e prejudicando o crescimento das couves. Combatemo-las com Nexa Max, uma bactéria comum em ambiente natural, que produz uma toxina que atua ao nível do sistema nervoso central dos insetos, atuando como modelador alostérico dos recetores nicotínicos da acetilcolina. Este neurotransmissor libertado na fenda sináptica faz com que os impulsos nervosos sejam transmitidos continuamente, induzindo nos insetos excitação e tremores contínuos, provocando grande fadiga muscular e morte.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Venda dos produtos aos professores, funcionários a alunos.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Venda de produtos hortícolas em Janeiro

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Venda de hortícolas em Abril e Maio

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

produção de um video representativo do trabalho realizado

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

No link abaixo poden visualizar o video que resume os trabalhos realizados ao longo do ano

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/ana.macedo.104/videos/10219338126069409/?notif_id=1622807281502678&notif_t=video_processed&ref=notif