As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB1/JI Sintra (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2017

2. Área aproximada da horta (m²):

6

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas (pré escolar e 1º Ciclo)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

JI: 34/1ºCiclo: 16

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Participam na preparação do terreno, aquisição de materiais, na doação de plantas e sementes, na manutenção nas pausas lectivas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Aquisição de conhecimentos relativos à origem e ao crescimento das plantas.
Respeito pela natureza.
Responsabilidade de cuidar e cooperar.
Maior consciência ambiental.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Como existem 3 salas (2 JI e 1 de 1º Ciclo) a manutenção é repartida pelos 3 grupos.
A manutenção é alternada semanalmente

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do terreno foi feita em colaboração com os pais.
A manutenção é feita pelas crianças, que aprendem a identificar as ervas daninhas e as arrancar. Fertilização é feita com recurso ao composto.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A escola tem um compostor com minhocas compostoras (vermicompustor) para os restos de frutas e vegetais.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Neste momento temos batata, beterraba, alho francês, favas, couves, alface, tomate, ervilhas e feijão.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Quando necessário é feita pelas crianças alternando entre os grupos.
No verão com recurso aos depósitos de recolha de agua da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

As mesmas vão sendo detetadas no decorrer dos trabalhos semanais na horta pelos alunos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

já tivemos lagarta da couve, caracóis e lesmas.
Foram combatidas com recursos a métodos naturais tais como café e cinzas para controlo dos caracóis e lesmas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Polinizadores

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Omelete de Legumes da Horta numa Cama de Salada da Horta

Realizamos esta atividade 2 vezes. Cerca de 40 pessoas (alunos e docentes) ajudaram na confeção.

Os alunos ajudaram:
. a apanhar os legumes
. a lavar os legumes
. a migar os legumes
. a envolver os legumes com os ovos na frigideira
. a comer

Foram atividades com um importante impacto positivo, pois recordaram-se temas sobre a alimentação saudável e sustentável, a importância de termos alimentos para comer, a importância, sempre que possível, de cultivarmos os nossos alimentos, de não haver desperdício.

O facto de cada criança chegar a casa e passar ao agregado familiar os temas abordados com uma simples confeção de uma refeição, pode mudar hábitos, pode sensibilizar e contribuir assim para a diminuição da pegada humana no nosso planeta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aula - Polinizadores (Abelhas)

Realizamos esta atividade 1 vez. Cerca de 20 pessoas (alunos e docentes) estiveram presentes.

Os alunos observaram abelhas que apareciam na horta e pousavam nas flores e participaram num jogo onde perceberam o percurso destes polinizadores desde o momento que recolhem o pólen até ao momento em que se produz o mel.
Por fim ajudaram na confeção de um bolo de mel!

Foi uma atividade muito importante para termos sempre em conta a importância que tem uma simples abelha no nosso ecossistema, para conhecermos e estarmos atentos à biodiversidade, para termos consciência de que a natureza nos dá tudo o que precisamos para subsistir se soubermos viver em simbiose e em equilíbrio e finalmente para recordar de que as abelhas picam em caso de se sentirem ameaçadas, são muito mais do que um ferrão! 🙂

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas - Consorciação

Realizamos esta atividade 1 vez. Cerca de 20 pessoas (alunos e docentes) estiveram presentes.

Os alunos observaram a horta onde, na Primavera, foram plantados os rebentos acompanhados das plantas que mais se ajudam umas às outras :
.Tomate e manjericão
.Alfaces e cebolas
.Morangos e cravos tunicos
.Girassol e feijão de trepar

Para realizar esta aula, tivemos a ajuda de uma encarregada de educação, com experiência em horta biológica. Ensinou e explicou o que era a consorciação de plantas e deu mais alguns exemplos.
No entanto, para os alunos complementarem e enriquecerem os conhecimentos sobre este assunto, com a ajuda da Professora, recorreram à internet aos seguintes sites:

https://acientistaagricola.pt/consociacao-de-culturas-na-horta/
https://www.farmersalmanac.com/companion-planting-guide
https://www.countryliving.com/gardening/news/g4188/companion-planting/
https://revistajardins.pt/cultivar-na-horta-companheiras-antagonicas

Foi uma atividade muito importante para perceber que se pode fazer render um determinado pedaço de terra, fazendo uso de recursos que de outra forma não seriam utilizados por uma única cultura, que podemos aumentar a biodiversidade e limitar as pragas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

. Embelezamento do espaço exterior
. Constante despertar da consciência ecológica da comunidade
. Chamariz de polinizadores

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/media/set?vanity=EcoEscolaEB1JIViladeSintra&set=a.102519431937049