As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica N.º 1 de Sobreira (Paredes)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde março de 2021

2. Área aproximada da horta (m²):

5 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Pré-escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

86

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias forneceram plantas para plantação e soluções para combate a pragas da horta.
Algumas das plantas foram germinadas com as crianças, com a ajuda dos familiares durante o período de E@D.
Também ofereceram sementes, mas dadas as dimensões da horta, não foi necessário (possível) semear mais plantas do que as que já tinham sido semeadas pelos grupos, em contexto de sala.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As crianças empenharam-se com entusiasmo nas sementeiras (na sala), nas plantações e na rega da horta. Foi com grande curiosidade e alegria que provaram as primeiras alfaces.
O senhor Presidente da Junta de Freguesia prometeu continuar a construir a nossa horta no próximo ano letivo, destinando, pelo menos, um canteiro para cada grupo de crianças do pré-escolar e do 1º ciclo.
Os pais e encarregados de educação mostraram grande recetividade, voluntariando-se, desde o início para colaborar com a oferta de sementes, plantas e apoiando as atividades na horta partilhando os seus conhecimentos e conselhos, à medida que surgiram as dúvidas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta foi dividida em quatro partes, uma para cada um dos grupos do pré-escolar.
Cada grupo assegura a rega e o controlo das pragas e das ervas daninhas.
Durante os primeiros tempos de plantação de novas plantas, cada grupo de crianças controlou a rega de modo mais frequente, para que todas pegassem.
Quando as plantas já estavam firmes no seu crescimento, foi feita a rega pelos responsáveis do dia de cada sala, de acordo com as necessidades.
Pelo menos uma vez por semana, cada grupo controla, também, as pragas e o crescimento das ervas daninhas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A primeira preparação do solo da nossa horta foi feita pela Junta de Freguesia, que mandou construir canteiros que suportam a terra, nos socalcos que contornam o recreio da escola. A construção dos canteiros e o fornecimento da terra foi feito respeitando os critérios de uma horta biológica, tendo sido usada madeira não tratada para suporte da terra.
Pretende-se usar, futuramente, o composto produzido no nosso compostor como fertilizante.
A limpeza da horta é feita manualmente, com relativa facilidade porque os canteiros são sobrelevados e estreitos, fáceis de aceder pelas crianças.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É feita com folhas secas do recreio (que recolhemos no outono e guardamos em sacos para ir colocando aos poucos no compostor), restos de relva e restos de frutas dos lanches das crianças.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Esta é a nossa primeira experiência numa hora biológica. Começa apenas agora a colocar-se a questão da conveniência de se fazerem consociações de culturas favoráveis. A primeira chamada de atenção surgiu quando verificamos que o espaço das alfaces estava sobrelotado, porque as plantamos demasiado juntas. Também já se verificou que há plantas que ficam pequenas e amarelas por estarem perto de outras de maior porte...
As crianças estão a começar a perceber que algumas das plantas crescem com mais facilidade que outras e que poderá haver vantagem em optar por associar algumas delas para se "ajudarem" mutuamente.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com regadores e pequenos baldes, feitos com embalagens reutilizadas, para melhor espalhar a água e controlar a quantidade de água fornecida a cada planta.
Foi feita alguma recolha da água da chuva (em baldes) para posterior utilização na rega.
Está prometida, pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Sobreira, a instalação de um "sistema" de recolha da água da chuva para utilização na rega da horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis. Com borra de café.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Com as alfaces produzidas na nossa horta foram feitas saladas, que foram distribuídas às crianças quer na sala de atividades, quer na cantina.
Das restantes hortaliças apenas duas vagens de feijão já amadureceram e as restantes ainda não estão prontas para consumo.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Todos os grupo do pré-escolar realizam a sua aprendizagem relativa à horta em contacto direto e regular com o espaço a ela destinado.
Sempre que uma questão é levantada no grupo em sala de atividades, este desloca-se à horta para ver respondida a dúvida que surgiu e/ou experimentar modos de resolver problemas encontrados, por exemplo: a praga dos caracóis e as plantas que não deixam as outras crescer e a rega sustentável.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Embora a nossa horta tenha começado a ser dinamizada tarde, porque estávamos dependentes da Junta de Freguesia para a sua construção, houve muita exploração feita antes, em contexto de sala e em casa (durante o E@D), relativa à reprodução das plantas, às diferenças entre as sementes e à germinação.
Depois desta primeira experiência, as crianças vão, certamente, querer expandir os seus conhecimentos concretizando no espaço exterior o que investigam na sala de atividades e as interrogações vão dar muito e melhor trabalho na nossa próxima plantação.

15.1. Link para a página da horta:

https://eb1sobreira.blogspot.com (blog do Centro Escolar de Sobreira)