As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António (Vila Real de Santo António)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano letivo 2011/12 existem canteiros para aromáticas e tomateiras. Apenas no presente ano letivo tivemos a colaboração da Câmara na construção de três canteiros

2. Área aproximada da horta (m²):

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

9

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Módulos dos cursos de Técnico de Cozinha/Pastelaria e Técnico de Restauração/Bebidas e Gestão e Produção de Cozinha

3.3. N.º de alunos envolvidos:

71

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os produtos da horta são utilizados nas aulas de confeção de cozinha, pastelaria e bar. Os alunos têm a oportunidade de fazer a mise en place com produtos colhidos na horta escolar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foi acordada uma escala de serviço nas aulas práticas, ficando a cada dia 2 ou 3 alunos responsáveis pela manutenção e rega da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo colocado estava preparado para o cultivo. Não foi necessária fertilização extra.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas -
Courgettes
Pepinos
Tomateiras
Alho Francês
Alfaces

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Existe uma escala de serviço que responsabiliza a turma que se encontra em aulas práticas de gerir a necessidade de rega. A rega ainda é feita por mangueira, mas está prevista a aquisição de um sistema gota a gota, de modo a assegurar uma melhor sustentabilidade.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não é realizada monitorização.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Utilização de aromáticas nas confeções de bar.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A professora de Língua Inglesa desenvolveu um projeto de aula que consistiu na criação de placas identificadoras de cada planta, em Português e Inglês, com a inclusão de um QR Code que disponibiliza mais informação sobre as plantas. Esta atividade envolveu cerca de 16 alunos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

As aulas práticas de cozinha usam frequentemente produtos da horta, estando envolvida a grande maioria dos alunos da escola.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

O chefe de Bar, Vasco Martins, aliou a criação de cocktails e decoração em sala com o uso das ervas aromáticas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Os códigos QR nas placas de identificação da horta fornecem informação sobre as plantas e, em alguns casos, sugestões de receitas.

15.1. Link para a página da horta:

https://ehtvrsahorta.blogspot.com/