As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo (Loures)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Desenvolvimento; Português e Geografia

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as tarefas de manutenção da horta são agendadas pela professora de Cidadania e Desenvolvimento das turmas 8º T1 e 8ºT2 em conjunto com os alunos dessas turmas que participam no projeto.
. as tarefas de rega são asseguradas semanalmente por pequenos grupos de alunos;
. as tarefas de plantação, limpeza e colheita são agendadas em momentos específicos, de acordo com as necessidades.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza maior do espaço da horta é feita no inicio do ano letivo, com apoio da Junta de Freguesia de Loures que disponibiliza equipamento e recursos humanos para arar o terreno destinado ao cultivo.
O solo foi este ano enriquecido com estrume de cavalo e demos início ao processo de compostagem para obtermos adubo natural.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Para a compostagem usamos: as ervas e restos de plantas que resultam da limpeza do terreno; os restos da fruta e legumes que solicitamos no refeitório da escola; as borras do café que se recolhem no bar dos professores

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ainda estamos numa fase de experimentação de culturas e de consociações.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Até ao momento, a rega é feita com água canalizada da rede.
Pretendemos instalar um tanque para recolha de água das chuvas e seu reaproveitamento.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Até agora as situações registadas não são graves e temos tentado resolvê-las misturando culturas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Até ao momento observámos a presença de formigas que atacaram no ano anterior os figos e os caracóis que têm uma predileção pelas couves.
Por enquanto, temos conseguido ultrapassar estes problemas recorrendo à plantação intercalada de culturas, usando a segurelha, o tomilho, o coentro, tomateiros, cebola e alhos.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: