As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica D. António de Ataíde (Vila Franca de Xira)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este é o primeiro ano da horta na escola.

2. Área aproximada da horta (m²):

10 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Disciplina de Laboratórios de Aprendizagem

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A nossa horta é muito recente, por isso o impacto ainda é reduzido. Os alunos intervenientes na horta, são muito preocupados e zelam pelo seu cuidado. A maioria das sementes germinaram, o que foi uma enorme alegria para os alunos! É sem dúvida uma atividade que envolve os alunos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é rotativa entre as duas turmas, uma semana ia uma turma e na semana seguinte ia a outra turma, durante as aulas de disciplina de Laboratórios de Aprendizagem.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza foi feita à mão, tendo-se arrancado as poucas ervas que foram aparecendo. Apena foi usado como fertilizante as borras de café.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Não fizemos consociações. Os alunos de uma das turmas envolvidas na horta, realizaram, no segundo semestre, o jogo das plantas companheiras. Esta investigação já vai contribuir para a realização de consociações no próximo ano letivo.
Temos ervas aromáticas, como hortelã, salsa, poejo, coentros, mangericão. Temos também espinafres, curgete, morangos e melão. As sementes de cebolinho ainda não germinaram.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é diária (nos dias úteis), feita com regador. Devido ao facto de ser uma horta pequena, não necessita de uma grande quantidade de água diária.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Ainda não foi necessária uma intervenção.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Peddy-paper

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Para celebrarmos os Espaços Exteriores, nos dias dos Laboratórios em Ação, convidámos todos os alunos a realizar um peddy-paper! Foi nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho, os nossos Dias Eco-Escola que coincidiram com a divulgação das atividades dinamizadas na disciplina de Laboratórios de Aprendizagem. A atividade designou-se Laboratórios em Ação.
O objetivo do peddy-paper é explorar os espaços exteriores da escola, identificando espécies de plantas, lançando bombas de sementes (plantas polinizadoras) e conhecendo a horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://padlet.com/ritafelix/22sju9sfybhl1le1