As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Colégio Valsassina (Lisboa)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 8 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Área de canteiros: cerca de 80 m2 Área total do espaço: 242 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Geografia, Gestão Doméstica, Ciências

3.3. N.º de alunos envolvidos:

cerca de 80

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Recolha de produtos com os filhos, participação no mercado biológico (1 a 2 vezes no ano letivo).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Para os alunos do ensino pré-escolar e do 1.º Ciclo, o estímulo dos sentidos e a exploração das emoções no contato com a natureza têm sido o ponto de partida para a educação ambiental. É fundamental que os jovens criem laços afetivos com a natureza, que por sua vez sirvam como facilitadores na construção de aprendizagens significativas e na apreensão de conceitos científicos mais complexos. Deste modo, é importante proporcionar aos alunos a exploração da realidade com base no que lhes é indicado pelas suas sensações, para os levar a questionar aquilo que observam e lhes é significativo.
Durante os trabalhos na horta, os alunos mais velhos são conduzidos naturalmente a questionar a importância de recursos naturais fundamentais, como a água e os solos, e a adquirir hábitos de alimentação mais saudáveis, porque vão querer provar aquilo que plantaram.
Em complemento, as ações concretas desenvolvidas pelos alunos, participando nos processos de organização e execução, (com ações que também são dirigidas e envolvem toda a comunidade educativa) proporcionam-lhes a tomada de consciência que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o Ambiente global.
Num projeto em particular promovemos a interação entre os alunos do 7.º ano e os alunos do 2.º ano, o que ajudou a desenvolver um sentido de responsabilidade acrescido nos alunos do 7.º ano e a motivar os alunos mais novos através da aprendizagem com os alunos mais velhos. As decisões discutidas e tomadas em grupo, num ambiente de liberdade, contribuíram também em larga medida para o envolvimento da maioria dos alunos.
Outro aspeto importante é a ligação entre o professor e o aluno que é aprofundada e reforçada neste contexto, onde o professor vai orientando as tarefas, enquadrando as mesmas nos princípios de sustentabilidade e de boas práticas ambientais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta envolve alunos, professores e auxiliares, desde a Infantil até ao 7.º/8.º ano.
Cada ciclo tem canteiros atribuídos e a manutenção da horta é responsabilidade de todos os envolvidos.
As tarefas são repartidas dentro de cada grupo de trabalho.
Os alunos mais velhos, muitas vezes, colaboram com os mais novos, ajudando em tarefas que são mais adequadas à sua faixa etária.
Os adultos colaboram entre si, sendo alguns pouco experientes a trabalhar na horta e outros muito habituados a estas tarefas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Anualmente é feita limpeza, mobilização mínima possível, incorporação de matéria orgânica (composto e estrume de cavalo) e aplicação de chorume de urtigas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Material orgânico e de origem vegetal: restos da horta e restos de comida do refeitório.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface –cebola; Tomate – cebola; Pepino-Alface

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta é regada de acordo com as condições atmosféricas e a periodicidade pode variar.
Na primavera e verão é regada, aproximadamente, 3 vezes por semana.
No inverno uma vez por semana.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

1 vez por mês através da observação dos alunos
orientada pelos professores.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Para assinalarmos o Dia da Terra, organizou-se um Mercado Biológico com venda de produtos cultivados
na horta do colégio por todos os alunos envolvidos no projeto. Cerca de 10 alunos mais velhos ficaram
responsáveis por duas bancas. Uma banca onde foram vendidos os produtos da horta e outra banca com
uma vertente mais pedagógica, onde foram explicadas algumas atividades relacionadas com a prática da
agricultura biológica. O dinheiro reverteu para a campanha dinamizada pelas alunas do 8.º A.
Produtos vendidos: 20 vasos de aromáticas; 10 vasos com sementes de coentros; 10 vasos com sementes
de calêndulas; 10 vasos com sementes de girassol; 20 plantas de alface; 15 tomateiros: 2 kg de nêsperas; 4
kg de favas; 3 nespereiras; 1 loureiro; 1 figueira; 5 litros de fertilizante natural.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Participação no concurso “LUMA StarT Finland”, na categoria de Melhor Prática Educativa, com o Projeto “ValsaBIO - An organic school's vegetable garden for environmental education”.

Link do vídeo de divulgação: https://drive.google.com/file/d/1RObR3fIXnwMKGBqN4m-YiVdofvvzT7WC/view?usp=sharing

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Iniciativa “Já há alfaces na horta biológica do Valsassina” , contou com a participação dos alunos que estavam envolvidos no projeto da horta, os pais e professores.
Consistiu na recolha dos produtos cultivados pelos alunos com a colaboração de um dos pais. Os alunos e as famílias usaram os produtos recolhidos na confeção de diferentes receitas.

Testemunho de uma família que participou: Olá Mariana, Em primeiro lugar gostaríamos de dizer que adorámos a experiência de ontem, uma lufada de ar fresco! É sempre bom voltar ao colégio . Hoje partilhamos, conforme tínhamos falado, a nossa salada feita com a alface colhida e refresco com hortelã. Uma delícia de frescura e sabor! Muito obrigada, Mariana! Beijinho de bom fim de semana.Família da Guadalupe

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.cvalsassina.pt/noticias/997-projeto-valsabio-foi-um-dos-vencedores-do-the-international-luma-start-education-awards https://www.cvalsassina.pt/component/search/?searchword=gazeta&searchphrase=all&Itemid=103