As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB1 de Longos (Guimarães)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há um ano letivo.

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio e a Área do Conhecimento do Mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

65

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Ajudando nas sementeiras com produtos e materiais e na manutenção.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Aquisição de conhecimentos relativamente ao cultivo de alguns produtos hortícolas de produção biológica , fazendo a colheita dos mesmos e saber como utilizá-los na nossa alimentação saudável.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas estão distribuídas pelas diferentes turmas, nomeadamente a rega, a manutenção e a colheita.

7. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente o pai de um aluno preparou o terreno, o trabalho restante foi realizado pelos alunos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Melancia; alho francês; brócolos; feijão verde; courgette; alface; cebola; salsa; tomate coração de boi; couve coração; abóbora e morangos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Todos os dias. os alunos que frequentam o A.T.L. da manhã fazem a rega da horta, com a supervisão da funcionária. Quanto aos morangueiros, cada turma é responsável pelos seus.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente, uma funcionária e a turma do 4º ano verificavam as culturas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de uma salada na cantina da escola em que a alface é da nossa horta.
A nossa alface foi utilizada duas vezes, na cantina. Os alunos colheram os legumes e a cozinheira, funcionária da empresa de restauração, serviu ao almoço.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de sopa de legumes na cantina da escola em que os legumes foram colhidos da nossa horta.
Os nossos legumes foram utilizados duas vezes, na cantina. Os alunos colheram os legumes e a cozinheira fez uma rica sopa para o almoço.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Confeção de arroz com legumes na cantina da escola em que os legumes foram colhidos da nossa horta.
Os nossos legumes foram utilizados uma vez na cantina. Os alunos colheram os legumes e a cozinheira fez um rico arroz solto com legumes para o almoço.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

As nossas courgettes são muito grandes e toda a vizinhança as elogia.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100057307365421