As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB1/JI Vila Verde (Gondomar)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde sempre

2. Área aproximada da horta (m²):

8

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio, português e matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos:

150

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

8

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que lhes é solicitado

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Mais recetividade a uma alimentação saudável; consciencialização para a cultura biológica e a importância desta na sustentabilidade e proteção do meio ambiente.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma organiza, dinamiza e é responsável pelo seu espaço.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação dos solos é feita pelos professores, alunos e Associação de Pais.
Na fertilização dos solos usamos composto orgânico natural.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com restos de frutas: casacas, caroços dos lanches dos alunos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Feijão, alface, cebola, cenouras

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

No período da manhã, logo que os alunos chegam à escola com o recurso da água recolhida e quando esta não é suficiente utilizamos a água da rede pública.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Sempre que são colhidos produtos hortícolas, os alunos ajudam na lavagem e preparação das saladas e legumes de acordo com a época da colheita de cada espécie.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Semanalmente uma turma aborda temáticas relacionadas com a natureza, alimentação e poluição.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Motivou os alunos para práticas relacionadas com a preservação e proteção dos solos.

15.1. Link para a página da horta: