As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica e Secundária de Canelas (Vila Nova de Gaia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano letivo 2016/2017

2. Área aproximada da horta (m²):

Cerca de 50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Os alunos responsáveis pela horta não frequentam o currículo regular.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

O pai de um dos jovens que frequenta o Projeto Sim Somos Capazes, de apoio aos ex alunos com capacidades especiais que estavam sem apoio na sua vida adulta, está permanentemente no projeto, como voluntário, e apoia as atividades na horta.
Algumas mães confecionam compotas/bolos e águas aromatizadas utilizando produtos da horta, como as ervas aromáticas e os ovos.
Além disso, sempre que é necessário realizar algum trabalho mais pesado, os pais comparecem para ajudar.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Este projeto tem um impacto enorme nos alunos envolvidos, na medida em que é uma das atividades que visam promover a sua autonomia na vida ativa.
Plantamos aromáticas e chás que são consumidas na nossa cozinha pedagógica e bar. Também plantamos algumas plantas que os pais nos enviavam. O pomar ainda é jovem, pelo que ainda não está a produzir.
A comunidade colabora na aquisição dos produtos cultivados, designadamente as alfaces, sendo a procura superior à oferta, tal é a sua qualidade.
A horta contribui para a sustentabilidade da nossa comunidade, na medida em que aproveita a água da chuva para a rega.
O projeto tem tido um forte impacto na comunidade, que acredita nas capacidades dos nossos jovens com capacidades especiais que, com esta recetividade, se sentem integrados.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O projeto Sim Somos Capazes tem diversas valências e os jovens participam, de forma escalonada, em todas elas, incluindo a horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

A mobilização do solo faz-se com enxadas, sendo retiradas as ervas silvestres indesejadas. De seguida, incorpora-se matéria orgânica resultante da compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos vegetais da cozinha, corte da relva, ervas secas, galhos e folhas das árvores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na terra
- culturas de inverno – beterrabas, favas, ervilhas, couves
- culturas de verão – pimentos, cebolas, curgetes, maracujá, feijão, couves, plantas aromáticas anuais e vivazes
- culturas perenes – árvores de fruto, aromáticas perenes

Nas estufas em sistema hidropónico cultivam-se alfaces e morangos.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Temos um depósito que alimenta a estufa grande. Esta é uma estufa “Zero”, na medida em que metade da água que utiliza provém da chuva e a energia é fornecida por painéis solares.
O pomar é regado gota-a-gota por água proveniente de um segundo depósito.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Todos os jovens observam a horta para detetarem precocemente a instalação das pragas. Observa-se atentamente as folhas das couves, por exemplo, procurando indícios de lesmas ou da lagarta da couve, aranhiço vermelho, cochonilha, moas branca, entre outras.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

As pragas mais frequentes são o piolho preto (favas e feijão), o pulgão verde (curgetes) e a “potra” (couves).
Para os eliminar, foi utilizado “sumo de nicotina”, feito com recurso a beatas de cigarros, mas não resultou. Posteriormente, foi aplicada uma solução de água e vinagre, que eliminou o piolho preto. A pulgão vai ser eliminado com uma solução de água, sabão azul e óleo alimentar.
As pencas foram afetadas na raiz pela potra da couve, mas não foi aplicada qualquer solução. Vamos proceder à rotação, evitando a plantação de crucíferas nesse local.

Para evitar a instalação de pragas das couves como a mosca branca, foram plantadas ervas aromáticas, com destaque para o tomilho.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Galinhas e patos.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Todas as semanas, colhemos alfaces e vendemos ou doamos à comunidade e que utilizamos para fazer saladas e vender no Sim Café.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

As plantas aromáticas e os chás são usados no bar dinamizado pelos jovens do Projeto Sim Somos Capazes.
Os ovos das galinhas e os morangos são usados para fazer bolos.
As abóboras servem para fazer compotas.
As malaguetas servem para fazer molho picante.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

Não temos site específico da horta, mas temos as publicações no Facebook do Projeto Sim Somos Capazes https://www.facebook.com/simsomoscapazes/