As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Centro Escolar de Arrifana (antiga Escola EB1 de Arrifana) (Vila Nova de Poiares)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

há 3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

31 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

75

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias deram as sementes e plantas para semearmos e plantarmos na horta.
Acompanham o seu desenvolvimento através das fotos partilhadas pelo WhatsApp.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As crianças contactaram diretamente e acompanharam as várias fases de trabalho necessárias para ter
uma horta: Preparação do terreno; Semear, plantar, sachar, mondar, regar, colocar as empas, colher, arrancar, etc.
Deste modo perceberam onde crescem os produtos que muitas vezes só conhecem dos supermercados.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é uma atividade proposta, planeada e dinamizada pelos vários grupos (jardim de infância e 1º ciclo), é um espaço comum, foi semeada/plantada em conjunto e é tratada e cuidada em conjunto. sendo que a cada grupo foi atribuido um dia da semana para cuidar da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente a limpeza e mobilização do terreno foi feita com a colaboração dos funcionários da junta de freguesia. Posteriormente são os docentes e assistentes operacionais quem efetua as tarefas necessárias.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Produtos hortícolas, árvores de fruto, ervas aromáticas e algumas flores.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva é utilizada na rega de canteiros, vaseiras e vasos. Onde estão plantados os morangueiros, ervas aromáticas e alfaces.
A rega da horta é feita com água da companhia. as regas são sempre feitas ao inicio da manhã. Cada docente avalia se no seu dia é necessário regar ou não a horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Leituras na horta, piqueniques na horta, etc

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de sopas e outros pratos:
Recolhemos alfaces e fizemos uma salada para comermos ao almoço.
Arrancámos as batatas e fomos levar à cozinha para a cozinheira colocar na nossa sopa.
Colhemos morangos e fizemos espetadas de fruta para o lanche

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta:
- As crianças abordaram o tema das plantas e dos animais da horta
Plantas: partes constituintes, reprodução, características das folhas, raízes, etc;
Animais: Animais amigos e prejudiciais à horta, as suas características, como manter e como afastar
-As crianças observaram alguns tipos de plantas e características apresentadas na aula;
-Num outro momento transplantaram os girassóis que germinaram na sala;

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Dinamizámos diversas atiidades na horta como leituras, piqueniques, jogos de movimento, etc.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Embora condicionados com o período de confinamento podemos referir que as crianças usufruíram de momentos agradáveis e enriquecedor em contacto direto com um contexto tão facilitador como é a natureza.

15.1. Link para a página da horta: