As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Centro Escolar de S. Miguel de Poiares (Vila Nova de Poiares)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

Aproximadamente 30 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Conhecimento do mundo, abordagem à escrita, matemática, expressões

3.3. N.º de alunos envolvidos:

94

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que necessitamos de colaboração: sementes, plantas, conselhos relativamente às culturas, produtos para melhorar a terra, fazer plantações se necessário.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Torna o nosso espaço exterior mais atrativo, é fonte de conversas para as crianças que vão acompanhando o crescimento das plantas "tecendo" teorias sobre o que está a acontecer, é motor de aprendizagens, aproxima as famílias das dinâmicas do jardim de infância, incute hábitos de cultivo mais amigas do ambiente.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As sementeiras/ plantações são realizadas por todas as crianças. A manutenção é feita por grupos de crianças responsáveis pelas tarefas no exterior (mapa de tarefas)

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza maior é feita por funcionários da junta de freguesia limpam as ervas e cavam o terreno), a fertilização do solo é feita com estrume de cavalo e pelo produto da compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Este ano estivemos à espera de um novo compostor que chegou no fim de maio. Até lá foram-se depositando as cascas da fruta escolar, cascas de ovos , borras de café num espaço da horta e foram-se cobrindo com terra.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, ervilhas e alhos, plantação de bolbos e aromáticas (lavanda, alecrim, rosmaninho, salsa, tomilho serpão), salvia, flor do caril, cravos túnicos, zínias, cravetas, sardinheiras, morangueiros.
Plantamos alfaces, couve lombada, brócolos, batatas, tomateiros e pimenteiros. Plantamos também um marmeleiro e uma oliveira.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Verifica-se a necessidade da rega.
Tenta-se que aconteça quando está menos calor o que nem sempre é fácil dentro do horário da escola.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, quase diariamente, por observação direta das crianças e adultos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lagartas e caracóis.
Vão sendo retirados à mão.
Colocamos algumas armadilhas (vasos voltados para que os caracóis se abriguem para depois serem retirados e levados para outro local).
Colocamos cinza e cascas de ovo. Não tivemos grande sucesso com as lagartas que nos devoraram por diversas vezes as nossas pequenas plantas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Atividades no âmbito do Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita e domínio da matemática e da área do Conhecimento do Mundo

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Atividades relacionadas com a abordagem à escrita, à matemática e às ciências experimentais.

Estas atividades decorreram com muita frequência ao longo de todo o ano letivo e, em alguns momentos, em contexto familiar uma vez que nos encontrámos em vários períodos de ensino @distância. As crianças mostram-se muito curiosas e interessadas, gostam de partilhar os saberes dos seus familiares e de trazer para o jardim de infância sementes e plantas que as suas famílias enviam. Para além de serem situações de aprendizagem para as crianças, estas, vão também transmitindo em casa, situações vivênciadas na escola relativas a hábitos mais amigos do ambiente.
Relacionando o som das letras do alfabeto fomos descobrindo palavras do nosso ambiente da horta e jardim e construímos o Abecedário da Horta.
Escrevemos o nome de insetos e outros animais existentes na nossa horta. Fizemos pesquisa sobre o seu habitat, reprodução e alimentação.
Observamos a sementes relativamente ao seu tamanho, espessura , cor.... Fizemos contagens e relacionamos número e quantidade.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Este ano não tivemos grande sucesso com as culturas dos legumes. Estivemos em casa em períodos chave de controle das lagartas e de rega.
Por outro lado o local destinado a esta atividade não é o mais adequado sofrendo muito com o calor ( pouca altura de terra, encostado a um muro que reflete muito o calor e não ajuda na manutenção da frescura necessária. A água do coletor das águas pluviais não chega para manter a horta bem regada, em períodos de grande calor, pelo que não podemos colocar grande quantidade de plantas para não recorrermos à agua da companhia. Seria de se pensar encontrar na comunidade um terreno próximo do centro escolar, onde se pudesse realizar uma horta com melhores condições.

15.1. Link para a página da horta: