As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica S. Miguel - Milharado (Mafra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

35 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

estudo do meio, formação cívica

3.3. N.º de alunos envolvidos:

200

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Pontualmente com a cedência de sementes e/ou plantas para cultivar nos vários canteiros da horta/ turmas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Sendo uma comunidade ainda com alguma expressão agrícola, sente- se que as crianças têm gosto em dar continuidade à atividade da família, na escola, e transmitir conhecimentos e técnicas que aprendem com as mesmas.
Os alunos aprendem a dar valor ao trabalho agrícola e à sua importância para uma vida mais saudável e um planeta mais cuidado.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está organizada em canteiros, que são explorados/ cuidados por diferentes turmas. Nas turmas, a divisão de tarefas é feita de acordo com a dinâmica criada com os docentes.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os trabalhos de cultivo são desenvolvidos pelas várias turmas de acordo com a sua dinâmica, no entanto, não são utilizados quaisquer produtos químicos, quer na preparação do solo, monda ou fertilização (há turmas a utilizar borras de café).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os restos orgânicos do refeitório e lanches (restos de fruta), com o resultado da limpeza da horta, assim como da área ajardinada do recinto escolar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas são essencialmente hortícolas - couve, nabiça, alface, alho- francês, tomateiro, batatas, favas, abóbora, pimentos...alguns frutos como os morangos, amoreira e ervas aromáticas - hortelã e hortelã- menta, alecrim, salsa, coentros.... Existem também algumas flores - malmequer, margaridas, girassol, goivos, amores- perfeitos, tulipas e flores campetres... este ano plantaram- se árvores de fruto (pereira, laranjeira, diospireiro, macieira, ameixeira).

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Cada turma, utiliza, quando necessário, a água armazenada e recolhida das chuvas, até esta terminar. De seguida, utilizam água da torneira que existe perto da horta, utilizando um regador.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Cada turma faz a monitorização da sua "horta" regularmente quando executam as restantes tarefas de cuidar das suas culturas (semanalmente).

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Basicamente, trata- se de ervas "daninhas" que são arrancadas pelas crianças e colocadas no combustor. Quanto aos animais menos amigos, foram identificados e a sua influência nociva minimizada.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de sopa, salada e doce de abóbora nas várias salas/ turmas que têm canteiro, principalmente as salas de ensino pré- escolar. São confecionadas com os produtos que vão recolhendo das suas hortas. A preparação é feita com a ajuda das crianças que depois fazem a degustação do resultado em sala de aula.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

As várias salas/ turmas fazem regularmente aulas na horta, no sentido em que se desloca todo o grupo à horta, não apenas no sentido de cuidar das plantas, mas também de trocar conhecimentos e aprender mais sobre o desenvolvimento das plantas, sobre os animais que habitam a horta e sobre alimentação saudável e proteção da natureza.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Alguns dos produtos retirados dos diversos canteiros da horta, este ano, porque não podemos ter as nossas feiras na escola, foram enviados para as famílias, em vez de "vendidos" à comunidade.
Também o facto de termos estado dois meses em confinamento no inicio da primavera condicionou as culturas, pois as sementeiras de inverno não foram tratadas, não produzindo o que se esperava. Atrasou também as sementeiras de primavera. Quando regressamos à escola, os canteiros necessitavam de cuidados.

15.1. Link para a página da horta: