As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Jardim de Infância Beatriz Costa - Charneca (Mafra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 8 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

40m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

95

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias oferecem as sementes que os educadores e as crianças pedem.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

-as crianças comem os alimentos que a horta dá
- alguns dos alimentos são confecionados (batatas, cebolas, salsa, feijão, favas, tomilho)
- alguns alimentos são comidos depois de bem lavados (morangos, alface, fisalis, tomate-cherry)
As crianças aprendem a gostar de alimentos diversificados
As crianças aprendem a fazer sementeiras e a cuidar das plantas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as salas têm um canteiro pelo qual são responsáveis, organizando as sementeiras pelo espaço disponível.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza das ervas daninhas é feita pelas crianças, com a ajuda do educador e da auxiliar de sala. O terreno é preparado com a ajuda dos jardineiros que fazem a manutenção do jardim. A fertilização é realizada com a compostagem que vamos fazendo com as cascas da fruta do lanche da manhã.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita num recipiente improvisado (um cesto já sem fundo reaproveitado).
As crianças colocam neste cesto as cascas da fruta que sobram do lanche da manhã.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Aproveitamos a água da chuva, sempre que possível. Regamos com regadores sempre que necessário.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

No que diz respeito às pragas, as crianças apanham os caracóis todos que conseguem encontrar, para que não estraguem os rebentos. As doenças são tratadas pelos jardineiros.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Apenas de caracóis. As crianças fazem o controlo diário, sempre que possível.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: