As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica 2,3 de Capelas (Ponta Delgada)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A execução do projeto iniciou-se em abril de 2021.

2. Área aproximada da horta (m²):

200 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5 professores com regularidade.

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Desenvolvimento, Formação Tecnológica e Ciências Naturais.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20 alunos.

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3 funcionários

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Até ao momento tivemos a colaboração mensal de alguns encarregados de educação aquando a construção de diversas zonas da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos desde o início se mostraram curiosos e motivados para os trabalhos na horta, mostrando inclusivamente interesse em colaborar na horta fora do horário escolar.
Através das redes sociais antigos alunos e docentes se mostraram disponíveis para participar nos projetos, quer através de trabalhos efetivos na horta, quer através de doações de plantas e plantios.

Também tivemos a colaboração preciosa de diversas entidades público-privadas, nomeadamente Câmara Municipal de Ponta Delgada (doação de bancos de jardim e transporte de terra e substrato); Juntas de Freguesia (doação de blocos de construção, telha, tintas, madeiras e mão de obra); Serviços Florestais (doação de plantio de abrigos); Serviços Agrários (apoio técnico e doação de plantio diverso); Musami - Operações Municipais do Ambiente (doação de 300 toneladas de substrato); Cooperativa Agrícola (maquinaria e trabalhos no terreno); empresas locais, tais como uma pedreira (doação de pedra e respetivo transporte), lojas de ferragens (doação de tintas) e empresa de construção civil (doação de blocos).

Para além destes, ainda foi imprescindível para o projeto o apoio da Associação de Pais da EBI de Capelas e da Dra. Joana Borges Coutinho, engenheira agrónoma e encarregada de educação.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Uma vez que este projeto só passou a estar operacional para os alunos apenas a partir de maio, realizaram-se apenas tarefas pontuais com alguns professores e respetivas turmas.
No próximo ano letivo a manutenção da horta e repartição de tarefas ficará a cargo das turmas do pré-profissionalizante e do currículo adaptado, havendo, no entanto, espaço para todos os professores poderem colaborar sempre que tiverem interesse e disponibilidade.

7. Como é feita a preparação do solo?

A terra foi lavrada, arejada e deixou-se a descansar. Foi feita a fertilização através do substrato adicionado à terra.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Apesar de não termos ainda construído o compostor, tem sido feita a recolha de aparas de relva, que depois de seca, tem servido de cama de plantios, de forma a manter a humidade do terreno. A construção do compostor é uma das prioridades para o início do próximo ano letivo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos curgetes, tomateiros, alfaces, feijão-verde, abóboras, alho-francês, couves e cebolas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva é recolhida através de 8 barris com capacidade para recolher aproximadamente 150 l.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Até ao momento ainda não houve necessidade para monitorizar as pragas e doenças, visto não se ter verificado tal situação.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Existe no projeto a intenção de criação de galinhas.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Venda dos produtos hortícolas na escola.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Foram efetuadas saladas para 2 refeições com produtos da horta.
Participou uma turma de 16 alunos e respetiva professora na colheita de produtos e 2 funcionárias na preparação das saladas, permitindo que a comunidade escolar consumisse refeições mais saudáveis com produtos provenientes da horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Realizaram-se pelo menos 5 aulas na horta, tendo participado um total de 100 alunos e respetivos professores. Os alunos realizaram atividades diversas, desde limpeza das camas de cultivo, plantação de ervas aromáticas, rega, sementeiras, entre outros trabalhos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Foram efetuadas 2 vendas de produtos da horta na escola.
O valor da venda destes hortícolas reverte a favor da horta, para a aquisição de produtos e equipamentos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Esta horta faz parte integrante de um espaço multiusos (Quinta Pedagógica da EBI de Capelas) onde estão igualmente contempladas zonas tais como pomar, horta em espiral de ervas aromáticas, zona relvada para aulas e merendas, galinheiro, jardim e futuras estufa e Fruit Cage. Deste modo verifica-se que
a existência de uma horta escolar traz benefícios diversos, acima de tudo, para as crianças e jovens, nomeadamente pelo facto de permitir o contacto direto com a natureza, ou seja, um espaço de aprendizagem prática onde todos os seus sentidos são estimulados. Ademais, é inequívoco que este tipo de oferta da escola acaba por, inevitavelmente, contribuir também para uma mudança de mentalidades e de comportamentos, aliadas ao desenvolvimento da educação ambiental, cada vez mais relevante nos dias de hoje.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100040214449500