As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Jardim de Infância de Boleiros - Maxieira (Ourém)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Conhecimento do mundo, matemática, linguagem oral e abordagem à escrita

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias vêm observar a horta, enviam plantas para transplante, todas as atividades da horta são partilhadas no WhatsApp da sala. As famílias que têm hortas partilham connosco imagens das suas hortas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Este ano as nossas favas deram uma boa safra. Fizemos um repasto e crianças que habitualmente em casa recusam este alimento comeram e repetiram.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Habitualmente a sala responsável pela horta tem tarefas agendadas de rega, monda, observação e registo do crescimento.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza - monda e recolha das ervas para por no compostor;
Cavar a terra com pouca mobilização da terra;
Fertilização com terra do compostor

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Ervas, sobras de legumes e casca de fruta da cozinha, folhas secas

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas deste ano foram couves galegas, favas, alface, feijão, ervilha, alhos e tomateiros.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita 2 vezes por semana caso não chova.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Uma vez por mês fazemos a observação de insetos que estejam presentes. Sempre que encontram inseto que não tinham visto antes fazem a sua reprodução gráfica.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Registo de crescimento das plantas.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As árvores da nossa horta: macieira. Com os frutos fizemos tarte e doce de maçã



Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Observação ao microscópio - várias partes constituintes das planta

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Observação dos animais da horta

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: