As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB1 da Pegada (Guimarães)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta de aromáticas existe há 5 anos e este ano foi criada a horta de legumes

2. Área aproximada da horta (m²):

20

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

92

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Dado o contexto de pandemia, este ano os encarregados de educação foram convidados a enviar semente e pequenas plantas.
Em anos normais, pelo menos uma vez por mês é lançado o convite às famílias para nos ajudarem a cuidar da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está dividida em talhões, dois para cada uma das quatro turmas.
Inicialmente, os alunos colocaram a terra no espaço escolhido. Os professores e funcionários criaram os talhões, onde cada turma semeou algumas espécies (alface, ervilha, tomate, curgete, brócolos...). Em simultâneo, plantaram-se feijoeiros e tomateiros para que os alunos percebessem a diferença.
Cada turma fica responsável pela rega diária (com apoio de um funcionário) e pela limpeza dos seus talhões.

7. Como é feita a preparação do solo?

A horta foi criada com solo rico em matéria orgânica proveniente de um terreno junto à escola. A esta foram acrescentados alguns sacos de terra fertilizada.
Os funcionários alisaram e preparam a terra para a sementeira.
A fertilização é feita com borras de café, cinzas, casca de ovo e o produto da compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Na compostagem foi usada terra, folhas secas, casca de fruta e minhocas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, tomate, ervilhas, curgetes, brócolos, cenouras, rúcula, feijão.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita por cada uma das turmas, no período da manhã.
Sempre que possível, é usada a água captada das chuvas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. De quinze em quinze dias pelos alunos (diariamente pelo funcionário afeto à horta).

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas na horta permitem aos alunos trabalharem as plantas e os animais.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Permitiram alguma atividade física no transporte e preparação da terra.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Houve experiências associadas feitas em sala de aula para perceber o que é que as plantas precisariam para sobreviver.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Aproveitamento das ervas aromáticas para elaboração de chás que os alunos bebem na escola sempre que apresentam algum quadro patológico.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100057537665350