As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB do Ramalhal (Torres Vedras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o início do ano letivo 2019-20

2. Área aproximada da horta (m²):

15 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas as disciplinas curriculares - 1.º ciclo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

88

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Esporadicamente oferecem sementes e rebentos para serem cultivados na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos aprendem a tratar da horta, retirando ervas, regando, incutindo a responsabilidade e incentivando à cultura biológica e a uma alimentação saudável, promovendo também o contacto com a natureza. Estimula também um trabalho em equipa articulando as tarefas entre turmas, respeitando opiniões e o trabalho dos outros.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existe uma grelha com o escalonamento dos alunos (das 4 turmas) para, em grupos, fazerem diariamente (de manhã, antes da entrada nas aulas) a rega e a retirada de ervas daninhas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita pelos alunos, diariamente. Após o confinamento (fecho das escolas) foi preciso uma limpeza maior da qual a Junta de Freguesia se responsabilizou.
A fertilização foi feita pela engenheira da Câmara Municipal, responsável pelo projeto "hortas pedagógicas" com a colaboração dos alunos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Morangos, alfaces, rabanetes, nabos, couve roxa, acelgas, favas, ervilhas, couve portuguesa, couve coração, melão, melancia, curgetes, couve flor,...

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Quando não chove, a rega é feita diariamente de manhã (antes da entrada dos alunos nas aulas), aproveitando, sempre que possível, a água acumulada das chuvas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Em articulação com a educadora social, e envolvendo mais os alunos abrangidos pela sua intervenção, foram apanhados produtos da horta e confecionadas entradas saudáveis para todos os alunos e professores. Estes alunos fizeram uma explicação, aos restantes alunos da escola, de como confecionaram estes alimentos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Foi lecionada uma aula na horta, sobre os diferentes produtos cultivados: aspeto, grupo (leguminosas,...). Após esta aula foi feita a apanha de favas, que os alunos também descascaram e ajudaram a confecionar (cozer). Foi feita uma degustação, como acompanhamento do almoço, por todos os alunos da escola, pois muitos nunca tinham provado este alimento.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Foi realizada uma aula sobre a importância das minhocas para o solo na agricultura. Observação destes seres e de outros presentes no solo da horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: