As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

EPB - Escola Profissional de Braga (Braga)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A Horta está a ser preparada apenas este ano. Já existiu uma horta na escola, mas há muitos anos atrás.

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Integrção

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Nesta fase inicial decidimos envolver a quinta pedagógica, no sentido de orientar os professores e alunos nesta atividade.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A EPB apresentou aos alunos a ideia da criação de uma horta e desafiou-os a expressar “o que será para si, a experiência de criar uma horta na escola, para que serve?”, tentando incutir estas lições da experiência, ajudando-os a rever princípios, objetivos e missão da horta. Estas aprendizagens têm impacto na comunidade epbiana, nomeadamente nas famílias e são vistas como um desafio benéfico para toda a comunidade educativa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foram criados dois talhões de 25m2, sendo um atribuído às turmas de Auxiliar de Saúde e outro às turmas de Mecatrónica, tendo sido selecionados 1 responsável de de cada talhão e 4 ajudantes para cada 1. Após a primeira formação online, promovida pela quinta pedagógica, será preparado uma planificação mensal, com os dias, horas e tarefas atribuídas a cada grupo de trabalho e a cada aluno.

7. Como é feita a preparação do solo?

Iniciamos com a seleção do espaço indicado para a horta, depois a limpeza do local, medição dos talhões de 25m2 e criação de um ponto de água.
Em Março iniciam-se as hortas por ser a época de sementeiras e plantações ideal e
dado que o local é frio, será neste mês mais benéfica a sua instalação.
2.3.1 Delimitação dos 2 talhões (corda ou fio de prumo, paus pequenos afiados,
martelo)- Caso a EPB não possua estes materiais, pf indiquem-nos para
emprestarmos;
2.3.2 Retirada da graminha na área delimitada (tarefa mais penosa e que a Quinta
Pedagógica poderá ajudar com meios próprios);
2.3.3 Preparação do terreno e mobilização com motocultivadora da Quinta
Pedagógica;
2.3.4 Correção mineral e orgânica do terreno (Com o apoio da Quinta Pedagógica)
2.3.5 Nova delimitação dos canteiros dentro dos 2 talhões (realizada pelos alunos
apenas com orientação técnica);
2.3.6 Otimização do ponto de água (EPB), distribuição da tarefa da rega entre
alunos;
2.3.7 Sementeiras e plantações de culturas de primavera – verão (algumas
indicadas no desafio lançado aos alunos em jan./fev.);
2.3.8 Distribuição das tarefas entre alunos, como controle de ervas, sachas
manuais, mulching;
2.3.9 Identificação de materiais, quantidades, e local para compostagem;
2.3.10 Identificação de algumas espécies aromáticas a plantar junto aos talhões
/imediações;
2.3.11 Criação de um caderno de campo elaborado pelos alunos com registo das
culturas e da sua manutenção, assim como registo semanal das atividades.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem será realizada na escola com apoio da quinta pedagógica, e serão utilizadas folhas, papel, restos de fruta e hortaliças.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Em Março iniciam-se as hortas por ser a época de sementeiras e plantações ideal e
dado que o local é frio, será neste mês mais benéfica a sua instalação.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Não

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Ainda não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Reunião com a quinta pedagógica e criação de um plano de organização da horta na escola.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Este é projeto embrionário que está a ser criado com apoio da quinta pedagógica, para dotar os professores e alunos de conhecimentos para a criação e manutenção da horta na escola.

15.1. Link para a página da horta:

www.epb.pt