As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica de Macieira da Lixa (Felgueiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

+/- 42 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo meio, Área do conhecimento do mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

85

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Pontualmente, enviaram sementes e plantas, ajudaram a limpar o terreno.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Foi muito motivante para os alunos verem o crescimento e colherem os legumes e ervas aromáticas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente cada turma conforme plano inicial trata da manutenção da horta, rega, retirar ervas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A terra é mexida, arejada e regada.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

No compostor são colocados cascas de fruta, ervas daninhas, restos de capsulas de café, relva e folhas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomate, feijão, couve, alface, pepino, pimento, e ervas aromáticas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A agua é armazenada numa bacia, e periodicamente é realizada a rega em função do teor de humidade do solo.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aula de preparação dos trabalhos

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: