As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB1/JI Pinhal do General (Sesimbra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ínicio deste ano letivo.

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

20

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Conhecimento do Mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

397

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

24

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

No inicio dom ano letivo pedimos às famílias a sua contribuição para ajudar na Horta Escolar, trazendo sementes e produtos para plantar ou materiais para cuidar da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

-Entusiasmo dos alunos em "trabalhar" nas Hortas;
-Satisfação em mexer na terra;

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada grupo heterogéneo (conjunto de 2 turmas) tem um espaço da Horta Escolar que cultiva e dinamiza como entende, embora as hortas estejam todas seguidas umas às outras, tornando-se numa única.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo estava todo cheio de ervas que retirámos e cavámos. Como reparámos que o solo era muito arenoso, misturámos terra fértil (que comprámos e pedimos à Câmara Municipal).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Até ao momento plantámos árvores de fruto, morangueiros, produtos hortículas (couves, nabiças, cebolas...).

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Cada grupo heterogéneo fez uma calendarização para regar, fazer monitorização de pragas e fazer a limpeza das ervas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Galinhas e porco.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Aproveitar as Hortas Escolares para trabalhar conteúdos de diversas áreas.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aproveitamos as hortas para trabalhar conteúdos de Estudo do Meio (1º Ciclo) e Conhecimento do Mundo (Pré Escolar) relacionados com a horta, os alunos fazem as sementeiras em sala de aula e depois transplantam para a Horta Escolar, analisam a evolução e compreendem o que resultou e o que deveriam ter feito para correr melhor.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aproveitar as Hortas Escolares para trabalhar conteúdos de diversas áreas, nomeadamente a Expressão Plástica, temos feito "vasos" para plantar os produtos e decorar as hortas, sempre com material reutilizado.
Pretendemos ainda fazer os Espantalhos para as hortas e os Hotéis para Insetos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Conseguimos conciliar a horta escolar, por permitir temas abrangentes, com outros projetos dos diferentes grupos heterogéneos.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/eb1jipinhalgeneral