As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB1 de Albufeira Nº2 - Caliços (Albufeira)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Dois anos (2019/2020 – 2020/2021)

2. Área aproximada da horta (m²):

20 m² / 6 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

13

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio / Português

3.3. N.º de alunos envolvidos:

215

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Este ano letivo estiveram condicionadas pela pandemia.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Possibilitar o contacto com a Natureza; despertar o interesse por uma alimentação saudável;
implementar a horta de forma interdisciplinar

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As turmas envolvidas ficam responsáveis por uma semana, sendo estas rotativas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Com a ajuda dos Ass. Operacionais; com a manutenção do compostor e com a ajuda dos
técnicos da Divisão da Educação Ambiental do Município de Albufeira.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Cascas de fruta (à exceção da laranja); aparas de legumes da cantina; cascas de ovos trazidas pelos
alunos, assim como, borras de café.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves; batata; alhos; espinafres; favas; salsa; coentros; hortelã; tomateiros; chá-príncipe; alecrim;
physalis; romãzeira; marmeleiro e abacateiro.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

As turmas responsáveis tem um mapa em que roda por todas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Inseticida natural (sabão azul com água morna) e apanhar à mão as lagartas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis e lagartas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Preparação da terra feita pelos alunos com o auxílio dos professores / Educadores e Assistentes
operacionais; pesquisa das culturas indicadas para semear de acordo com a época.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Manutenção da horta: rega; monda; eliminar pragas

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Observação direta da germinação e crescimento das plantas; nomes das diferentes plantas e sua
utilização e beneficio na alimentação.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/eco.escolas.35