As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica de Runa (Torres Vedras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde ano anterior

2. Área aproximada da horta (m²):

2m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Formação pessoal e social, conhecimento do mundo e

3.3. N.º de alunos envolvidos:

33

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Tarefas divididas por turma: diariamente é feita a rega e manutenção da horta

7. Como é feita a preparação do solo?

a ÁREA É MUITO PEQUENA E QUASE NÃO NECESSITA, MAS SÃO ARRANCADAS ERVAS E ACRESCENTADO COMPOSTO CEDIDO PELA CÂMARA

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

CENOURA, NABO, COUVE, ALFACE, BERINGELA, TOMATE, PIMENTO, PEPINO

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

REGADA DIARIAMENTE OU QUANDO NECESSÁRIO

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

SIM QUANDO SE ESTÁ A REGAR OBSERVA-SE O QUE ACONTECE

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

NA HORTA DE MAIO APARECERAM PIOLHOS E LAGARTA NAS COUVES. FOI FEITA UMA SOLUÇÃO DE SABÃO AZUL E BRANCO, ÁGUA E AZEITE E BORRIFADA NAS PLANTAS AFECTADAS.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

OBSERVAÇÃO DAS ALTERAÇÕES DA HORTA AO LONGO DO TEMPO

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

CONFECÇÃO DE SALADA PARA O ALMOÇO DAS CRIANÇAS: 2X NO ANO

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

OBSERVAÇÃO, COMPARAÇÃO E DEGUSTAÇÃO DOS LEGUMES

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: