As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia (Peso da Régua)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

10

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Docentes de Educação Especial e de Geografia

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Paralelamente às atividades associadas ao cultivo da horta, foram elaborados trabalhos de pesquisa sobre agricultura biológica para dar a conhecer à comunidade esta forma de produção sustentável e os seus benefícios para o ambiente e para a saúde humana.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas da horta são da responsabilidade dos alunos envolvidos, em regime de rotatividade.

7. Como é feita a preparação do solo?

Apenas foi retirada a vegetação herbácea para o cultivo de alface, tomate e cebolas. Não foi fornecido qualquer tipo de fertilizante.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomates, cebolas e alfaces

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com água da rede pública. Os alunos revezam-se nesta tarefa. Nos morangueiros foi implementado um sistema de rega gota a gota para alertar para a necessidade de uma gestão racional deste recurso tão precioso e escasso.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não foi feita essa monitorização.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

No ano transato, foi elaborada uma salada na cantina da escola com os alimentos produzidos. Este ano letivo, não foi possível realizar esta atividade pois em virtude da suspensão das aulas presenciais, os trabalhos de cultivo da horta foram atrasados.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: