As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica Deu-La-Deu Martins (Monção)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Cidadania, etc.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

100

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

No fornecimento de sementes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A fruta colhida é fornecida aos alunos a partir do bar da escola de forma gratuita.
Os frutos vermelhos são oferecidos para a confecção de batidos de fruta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

De forma rotativa entre alunos , professor coordenador e 2 funcionários.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita pelos mesmos membros.
Fertilizante é apenas usado o composto produzido no compostor.
A relva circundante dos canteiros é cortado pelo jardineiro.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos orgânicos da horta, dos jardins da escola e da cantina escolar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas e capuchinas nas bases das árvores de fruto.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com água da companhia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Mensalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Durante as aulas de C.N. foram plantadas plantas e semeadas sementes e verificada a sua evolução.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: