As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes (Funchal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

25 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Sociedade, tecnologia e ciência; Inglês, Morfologia vegetal, Jardinagem.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As família dos alunos forneceram plantas e sementes no início da construção da horta biológica.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Os formandos aprenderam todas as etapas e técnicas da produção em modo biológico;
- Os formandos aprenderam a forma adequada da colheita dos legumes/ ervas aromáticas.
- Os formandos adquiriram e partilharam conhecimentos relacionados com a confeção dos alimentos de uma forma saudável;
- As hortícolas foram cedidas ao bar da escola para a confeção de saladas, bem como aos formandos, professores e funcionários envolvidos no projeto.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os formandos desenvolveram o projeto nas disciplinas envolvidas, tendo em conta a prática da agricultura biológica e escolheram as plantas a cultivar.
Seguidamente, distribuíram-se as tarefas pelas turmas envolvidas. A turma NS36 ficou encarregue da manutenção (rega, monda, colocação de guias de crescimento das plantas, etc.) da área dos produtos hortícolas. A turma ACOPJ4 ficou encarregue da manutenção (rega, monda, etc.) da área da espiral das ervas aromáticas e hotel de insetos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente foi feita a limpeza do terreno, evitando a cava profunda para não haver uma grande mobilização do solo e proteger, assim, a biodiversidade deste. Seguidamente, incorporou-se composto proveniente de estrume de vaca e fez-se a técnica de adubação verde, uma vez que se semeou previamente leguminosas, tais como feijão e ervilhas. Por fim, cobriu-se com estilha.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Estrume de vaca e restos de plantas (estilha).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Diversas ervas aromáticas, tais como: salsa, coentros, alecrim, caril, tomilho, lavanda, hortelã, cidreira, boldo, funcho.
Na horta plantou-se alface com beterraba e alface com alho francês.
Consociou-se lavanda em forma de bordadura da horta e tagetes a rodear toda o espaço da horta e espiral de ervas aromáticas. Na horta juntou-se pimenteiras que também melhoraram a produção das hortícolas.
Semeou-se ervilhas consociadas a feijão e espinafres - consociação de ouro.
Na espiral associou-se diversas plantas aromáticas como funcho à frente da erva cidreira para protegê-la do excesso de luminosidade.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Existem reservatórios na escola que recolhem água das chuvas que depois é reencaminhada, através de sistema de rega instalado pelos alunos da escola.
Esta rega é feita quando necessário e sempre no início da manhã.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não tem aparecido pragas, nem doenças na horta, uma vez que são aplicadas diferentes técnicas de práticas de agricultura biológica para controlar e evitar pragas e doenças. Tais como plantar uma bordadura de flores tagetes e lavanda para afugentar as pragas e desinfetar o solo.
Consociação com diversas ervas aromáticas e alho francês para evitar doenças nas hortícolas.
Manter o solo saudável e hidratado, através da incorporação de composto e distribuição estilha que promove a retenção da água e protege a biodiversidade do solo.
Todo este trabalho de manutenção foi sendo feito duas vezes por semana, ao longo do ano letivo.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Workshop de Agricultura Biológica e visitas guiadas à horta, espiral de ervas aromáticas e hotel de insetos.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Workshop de Agricultura Biológica - a turma NS36, de Educação e Formação de Adultos, participou nesta atividade de 45 minutos, onde foram abordadas as práticas/ técnicas do modo de produção de agricultura biológica.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de saladas para o bar - Os alunos colheram as alfaces e confecionaram saladas para serem distribuídas pela comunidade educativa.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta - Os formandos da Ação Capacitar de Jardinagem tiveram muitas aulas na horta, quando abordaram os temas de morfologia vegetal, biodiversidade do solo e vegetal, taxonomia e nomenclatura, as aulas práticas no terreno foram muito profícuas. Os formandos de alguns cursos profissionais também tiveram aulas na horta aquando da lecionação de conteúdos relacionados com o tema "O Homem-Natureza: uma relação sustentável?", no âmbito da disciplina de Área de Integração.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Nos cursos profissionais, a horta foi trabalhada em diversas áreas, tais como: Cidadania e Desenvolvimento, Domínios Autonomia Curricular- no âmbito do Desenvolvimento Sustentável. Também foi trabalhada em diversas disciplinas e em diferentes turmas quando o tema assim permitia.
Nos cursos de Educação e Formação para Adultos, no âmbito da Área de Competências Chave- Sociedade, Ciência e tecnologia e na Atividade Integradora, foram desenvolvidos e trabalhados diversos temas no âmbito da Educação Ambiental.

15.1. Link para a página da horta:

Página da internet do facebook, Eco-Escola EPFF.