As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Centro de Educação e Desenvolvimento Nª Srª da Conceição - Casa Pia de Lisboa (Lisboa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania, Ciências Naturais, Físico-química, Matemática, Estudo do Meio.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias contribuem com sementes e plantas.
Há um avô que auxilia o trabalho na horta uma vez por semana.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta do CED Nossa Senhora da Conceição é biológica e pedagógica uma vez que possibilita uma modificação na visão sobre o consumo, os hábitos alimentares, a produção de alimentos e uma conscientização ambiental em relação ao solo e os resíduos gerados.
Todos os anos cresce o número de alunos que querem ajudar na horta.
Os produtos obtidos na horta são para consumo dos alunos na cantina da escola, ou são levados para as suas casas.
Na feira da saúde, que é realizada anualmente, são vendidos, pelos alunos finalistas (o valor reverte para o fundo da viagem de finalistas), vários produtos da horta, como saquinhos de alfazema e vasinhos de suculentas.
Já temos famílias a fazer compostagem e vermicompostagem em casa, porque os alunos conseguem transmitir a mensagem que levam da aprendizagem na horta.
Temos um avô jardineiro, reformado que nos ajuda nos trabalhos da horta.
Atividades interdisciplinares são dinamizadas na horta e levam as salas de aula para o exterior.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Fazem a manutenção da horta, no que respeita, principalmente, a rega e controlo de pragas, os seguintes alunos:
. alunos do núcleo ambiental, uma vez por semana (100 minutos), no contexto epidemiológico atual uma turma do 2º ciclo por período;
. os guardiões do ambiente, diariamente;
. uma aluna com Programa Educativo individual, duas vezes por semana (50 minutos).

7. Como é feita a preparação do solo?

No inicio de cada sementeira (outono e primavera):
. limpeza dos canteiros, remoção de espontâneas, pedras, restos das culturas anteriores;
. arejamento do solo;
. preparação das camas (com cartão molhado, terra estéril e húmus de minhoca e palha).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É feita compostagem em pilha (compostor feito pelos alunos com paletes) e vermicompostagem (plástico).
Na compostagem são utilizados, como "verdes", restos de frutas, legumes e verduras, borras de café, sacos de chá, produzidos na cantina e na confeção das refeições da escola; como castanhos, palha, folhas secas, apanhadas no pátio da escola e tiras de papel provenientes da secretaria.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na sementeira de outono:
. fava-alface;
. ervilha-couve;
. alface-couve;
. cenoura-cebolinho.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Temos baldes, regadores e o carrinho de mão para aproveitar a água da chuva.
Os guardiões do ambiente, e os alunos do núcleo ambiental são responsáveis pela rega.
A rega é feita por mangueira, uma vez por dia, de manhã, no outono-inverno e duas vezes ao dia, manhã e final da tarde, na primavera-verão (exceto quando chove). Nas interrupções letivas são colocadas garrafas/garrafões (PET) nos canteiros, invertidas, para rega por gotejamento.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, uma vez por semana.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Após a interrupção letiva do Natal, algumas folhas das couves tinham míldio.
As folhas doentes foram arrancadas e polvorizamos com uma infusão de cavalinha.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As couves e alfaces foram utilizadas para a confeção de sopa servida na cantina da escola.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas conjuntas Físico-química e Ciências Naturais.
Monitorização do compostor:
. medição da temperatura e pH;
. arejamento do compostor.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Está a ser construída a horta do pré-escolar.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/522434531111474/posts/3798759073478987/?d=n