As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Jardim de Infância de Boavista Olheiros (Torres Vedras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A mais de 5 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Horta pequena 10mx7m mais ou menos.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Área do Conhecimento do Mundo ( porque se trata do (Pré-escolar).

3.3. N.º de alunos envolvidos:

42

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Na compra dos produtos da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As famílias observam a horta e fazem observações positivas e interessadas sobre o crescimento dos produtos. Valorizam e acompanham o trabalho e mostram interesse no consumo dos produtos. As crianças gostam de cuidar da horta e fazem-no com interesse e sentido de responsabilidade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é cuidada semanalmente (uma sala responsável por semana). Na semana atribuída à "sua sala" as crianças responsáveis (2 crianças por sala), com a respetiva educadora e/ou auxiliar, cuidam e tratam da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

O terreno foi preparado com o auxílio da Câmara Municipal de T. Vedras (lavrar e estrumar a terra) - com o programa "Hortas Bio" acompanham e ajudam a dinamizar as hortas escolares.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Podas do jardim; limpeza dos canteiros; cascas da fruta; folhas e ramos das árvores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta é regada dia sim dia não (uma sala responsável por semana). Na semana atribuída à "sua sala" as crianças responsáveis (2 crianças por sala), com a respetiva educadora e/ou auxiliar, fazem a rega da horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não foi feito o registo, mas quando apareceram os carrações e as lemas, todos os dias reforçamos a cinza e as latas com cerveja para armadilha as pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Carrações e lesmas.
Com barreiras de cinza e caixas com cerveja.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Cestos de produtos para venda no Agrupamento.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: