As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB 1/JI de S. Martinho da Cortiça (Arganil)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

7 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

10m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Português, Matemática, Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

69

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Doação de plantas e sementes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Grande dinamismo no cuidado e estudo do crescimento das plantações e sementeiras.
Aprendizagem e conhecimento de produtos hortícolas e técnicas de cultivo.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A cada turma coube a dinamização e cuidado de um canteiro.
Os alunos mais velhos (3.º e 4.º anos) tinham também que cuidar da horta no chão.

7. Como é feita a preparação do solo?

Como a horta é feita em caixas construídas com o aproveitamento de paletes o solo preparado a partir de terra e compostagem do pinhal misturada com terra do campo.
A fertilização é feita com a compostagem natural e com algum estrume trazidos pelos pais dos alunos.
Devido ao elevado número de sementes e plantas doadas pelas famílias foi necessário alargar o campo da horta para uma parte da área envolvente do edifício escolar. A preparação do solo e a fertilização teve a mesma dinâmica.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A escola possui um compostor onde são colocadas cascas de fruta dos lanches, restos de plantas, borras de café da sala dos professores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas utilizadas são os produtos locais como cebolas, alfaces, cenouras, salsa, tomateiros, couves, espinafres, beterraba, morangueiros, batatas, feijão e ervas aromáticas tais como orégãos, cebolinho, tomilho, hortelã, alfazema, lavandas. Estas plantas servem para proteger a horta, atrair polinizadores, ao mesmo tempo que dá cor e alegria à nossa horta.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pelos alunos, sempre acompanhados por professores ou assistente operacional.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização da horta é feita diariamente pelos alunos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As 5 turmas realizaram aulas de Estudo Meio na horta por forma a estudar o crescimento das plantas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: