As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Secundária com 3º Ciclo do Entroncamento (Entroncamento)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2013. Desde Há 8 anos que a horta é renovada anualmente.

2. Área aproximada da horta (m²):

90 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Biologia, História e Matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos:

66

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Fornecendo composto orgânico, sementes e plantas. Emprestando ferramentas para os tratos culturais.
Ajuda na limpeza do terreno. Passando conhecimentos. Sempre que possível.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta teve um impacto significativo nos alunos pois proporcionou a oportunidade de:
- Conhecer as plantas utilizadas na alimentação e o seu desenvolvimento (sementeira, germinação, plantação, manutenção, colheita).
- Praticar a compostagem e reconhecer a sua importância.
- Aprender no terreno as relações bióticas entre plantas (plantas companheiras); entre plantas e insetos e outros animais (luta biológica).
- reconhecer a importância do solo.
- Aprender técnicas de agricultura biológica (tratos culturais, através da prática.
- Conhecer as vantagens da agricultura biológica e do consumo dos produtos biológicos.
- Desenvolver valores e atitudes que promovam a sustentabilidade. Todos os alunos referiram a aquisição de maior responsabilidade e de interajuda e partilha.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foi elaborada uma calendarização das atividades pelos alunos das turmas. participantes. Foi constituída equipa para recolher os resíduos orgânicos da cozinha (compostagem) e colocar no compostor de madeira construído para o efeito. Os tratos culturais foram rodando por grupos de alunos: preparação dos canteiros; monda (manual) frequente para eliminar as ervas daninhas; sementeiras, plantio e rega de modo a que todos pudessem vivenciar todas as práticas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A primeira aprendizagem é que para ter uma horta é preciso ter um solo fértil adequado para criar uma horta com boas culturas.
A preparação do solo inicia-se por soltar a terra primeiro com um motocultivador motorizado realizado por adultos e com enxada por alunos. O solo da horta nalgumas zonas é argiloso pelo que tem sofrido intervenção para ser corrigido. A fertilização tem sido feita através do uso de composto orgânico. Em anos anteriores já foram realizadas análises ao solo. De seguida são retiradas as pedras. A fertilização usada é orgânica.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os residuos orgânicos da cantina; com os restos da relva (cortada) nos espaços exteriores da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Acelga- cebola; Alface-cebola; alface- rúcula
Beterraba- cebola
Courgette - capuchinhas; Couve roxa -Acelga; couve roxa- Capuchinha (chagas)
Girassol -Tagete;
Tomate -Tagete; Tomate- capuchinha (chagas): Tomate - mangericão; tomate- pimentos
Morango-Alface; morango - cebola
Feijão - petúnias

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega em anos anteriores tem sido com agua da chuva recolhida em depósitos e por sistema gota a gota. Este ano como os depósitos precisam de ser recuperados, a rega tem sido manual com regador.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Por observação direta das folhas e caules das plantas. Não tivemos pragas na horta. Antes da escolha de plantas a semear e a plantar na horta, os alunos pesquisaram sobre plantas companheiras que trazem benefícios para ambas. Assim tivemos em consideração a junção de algumas espécies como calêndula, capuchinhas, tagetes, que permitem repelir de forma natural algumas pragas, principalmente insetos prejudiciais.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

"Devolver à terra"- compostagem a partir de residuos orgânicos resultantes da preparação das refeições na cantina da escola secundária. Todos os dias existe uma equipa de alunos que faz a recolha dos resíduos e os coloca no compostor para a compostagem. Teve inicio a partir do dia 13 de fevereiro, após a construção do compostor.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Existe uma estufa, onde tem sido feita a germinação de sementes que posteriormente são transferidas para o exterior, na horta da capuchinha.
A estufa pretende ser um espaço onde alunos de todos os níveis de ensino possam desenvolver projetos, experiencias em torno de temáticas transversais a todos os currículos. Em suma um laboratório aberto para as aprendizagens..

15.1. Link para a página da horta: