As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico (Lajes do Pico)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este é o 3º ano

2. Área aproximada da horta (m²):

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

São vários os módulos que fazem parte do Curso de Operador Agrícola e ainda temos os alunos do DOV e do profissionalizante

3.3. N.º de alunos envolvidos:

17

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os familiares dão sementes e plantio com muita frequência e depois também adquirem os produtos produzidos na nossa horta. Mas não são só os familiares, os docentes e pessoal não docente também estão envolvidos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Apoio na dinamização das aulas práticas do curso de Operadores Agrícolas e da turma profissionalizante. Quanto aos alunos do DOV é uma ferramenta muito útil que se junta à equitação.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos são divididos em grupos e cada grupo é responsável pelo seu canteiro. No caso das plantas medicinais e aromáticas há um canteiro comum.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita à mão e com a ajuda de alfaias, tal como a sua mobilização. A fertilização faz-se apenas através do composto que é realizado pelos próprios alunos e por vezes com fezes de animais trazidos pelos encarregados de edeucação.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Logo após a limpeza do terreno, e sempre que existem plantas e folhas mortas na horta. Os alunos juntam a isso, produtos da poda e toda a erva que cortam dos jardins da escola. Essa erva é cortada também pelos próprios alunos. O bar da escola também faculta o pó de café da máquina e alguns alunos chegam a trazer as cápsulas de casa para colocar lá.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Culturas da bananeira, figueira, aracal, couves, funchos, cebolas, batatas, cebolinho, feijões, ervilhas, tomate, vinha. E ainda um canteiro de aromáticas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Só é feita a rega aquando a colocação das sementes ou do plantio, visto que nos Açores chove todo o ano escolar.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, através de três técnicas: uma para os roedores, através de armadilhas, a outra como o Chorume, e a apanha das lagartas à mão.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Roedores, lagartas e pulgões. O combate foi feito como já mencionei acima.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Cabras

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Contacto com os animais

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas na horta, são realizadas todos os dias da semana, desde que a meteorologia o permita. Os alunos são responsáveis por todas as tarefas, desde da limpeza das infestantes, preparação dos solos, implementação das culturas, apanha e venda dos produtos. Todos os 17 alunos estão envolvidos, e toda a comunidade acompanha o seu trabalho através da página da escola e contribuem através da compra.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A feira é efetuada numa banca à entrada do Bloco 2, e os alunos sempre que possuem produtos colocam à venda nesse espaço.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

É criada uma cabra, cuja alimentação e muda fica a cargo dos alunos. Os alunos ainda podem efetuar a equitação.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Para além dos produtos agrícolas, também plantamos uma figueira, várias bananeiras e aracaleiros.

15.1. Link para a página da horta:

https://ebslp.edu.azores.gov.pt/