As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica de Vilela (Paredes)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2013

2. Área aproximada da horta (m²):

Tem variado ao longo dos anos dependendo da participação ativa dos professores e dos alunos.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

14

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

sendo uma escola com pre-escolar e 1º ciclo envolve todas as áreas e disciplinas.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

280

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

10

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias tiveram uma participação ativa no entanto, devido à pandemia a situação alterou-se deixando esta participação de ser presencial passando a ser apenas com o envio de produtos: sementes, plantas...

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O consumo de saladas na escola, o prazer de degustar os alimentos cozinhados na cantina e a alteração verificada nos lanches escolares sofreram grandes alterações.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma tem o seu espaço, por imposição da pandemia, no intervalo da manhã, cada turma trata do seu espaço: rega, tira ervas daninhas..
Sempre que for oportuno fazem-se novas plantações.
A produção é consumida na cantina - alface, repolho, tomarilho, salsa, aipo..o que foi produzido até ao momento.

7. Como é feita a preparação do solo?

São aproveitadas as folhas das árvores, as cascas da fruta... e colocadas no compostor para serem aproveitadas. A terra é fertilizada com o produto retirado do compostor.
Este ano, cada turma adotou uma árvore do recreio, tratou o espaço circundante, colocou folhas secas, composto retirado do compostor, envolveu tudo muito bem, regou em abundancia e fizeram plantações.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Cascas de fruta e batata, restos de legumes, folhas das árvores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva que cai no lago existente no habitat é aproveitada para regar as plantas. Quando é insuficiente a rega é feita com a agua das torneiras.
Cada turma acompanha a sua horta e é responsável pela rega.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Ainda não apareceram pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Patos e galinhas

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A alface cresceu e depois de colhida chegou à sala com a cesta de pão de mistura.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Foram feitas sandes deliciosas!

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Em sala de aula os alunos provaram as alfaces, salsa, aipo. Fizeram sandes com estes.
Na cantina degustaram sopa feita com o repolho e comeram a alface, a salsa e o aipo existente na sala do JIV3 .

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta permitiu degustar novos alimentos: salsa, aipo, curgete, couve. Se no inicio para alguns era estranho porque nunca tinham experimentado, hoje degustam com imenso prazer.

15.1. Link para a página da horta: